Premiada no CONIC, Raquel M. Rodrigues já se destaca no mercado de trabalho

919

Seu estudo, orientado pelos professores doutores Willy Ank de Morais e Áureo Pasqualeto Figueiredo,  foi aceito em encontro internacional, na ABM Week, promovida pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração,  em outubro.

Estudo sobre “Definição de um ciclo de recuperação para desvios ferroviários”  foi considerado entre os dez melhores trabalhos na Área de Engenharia, mas essa não foi a primeira vez que sua autora mostrou talento e competência. Em outubro deste ano, ela teve um artigo aceito em encontro internacional, a ABM Week, promovido pela  Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), que  reuniu cerca de 1,5 mil pessoas de 2 a 4 de outubro, em São Paulo. Na oportunidade, ela apresentou oralmente trabalho sobre a busca de peças que são fundamentais para o cotidiano do transporte de  cargas.

No CONIC/SEMESP 2018, Raquel mostrou pesquisa sobre Ciclo de Manutenção de Desvios Ferroviários. Seu objetivo foi analisar as condições gerais de desgaste de componentes designados como “jacarés” que equipam os Aparelhos de Mudança de Via (AMV). “As linhas consideradas neste estudo possuem predominância de composições de carga e objetivou-se criar um ciclo de manutenção preventiva para seus AMV’s”, explicou Raquel.

A aluna destacou a importância da pesquisa para a segurança do tráfego de veículos ferroviários, assim como no custo de substituição dos componentes estudados, “concluindo-se que sua reparação bem planejada prolonga seu uso em serviço”.

“O cálculo para todos os tipos de cenários considerados para a manutenção preventiva indica os efeitos positivos gerados, sendo eles em segurança, ganho financeiro, confiabilidade e disponibilidade da via. Os resultados do estudo são simples e aplicáveis para todos os cenários e tipos de componentes do AMV, além de otimizar a manutenção e reduzir os custos”, justifica a autora.

O projeto que ela resolveu fazer está sendo desenvolvido em paralelo à sua Iniciação Científica/TCC na Unisanta (orientada pelo Prof. Áureo Pasqualeto e por mim), acrescenta o prof. Willy.

“Nesse meio tempo, sabendo do potencial do trabalho dela, submetemos um artigo sobre ele na ABM WEEK (http://www.abmweek.com.br/), ocorrido em outubro,  em São Paulo. A comissão técnica do evento não só aceitou o trabalho de Raquel, como também recomendou a sua apresentação oral, o que é relativamente raro em um evento tão grande quanto esse e demonstra a importância dada ao trabalho desenvolvido”.

Raquel Martins faz estágio na MRS, empresa de transporte ferroviário com instalações em vários locais no País, inclusive em Santos.

Raquel Rodrigues, de Eng. Mecânica, na ABM Week

Outros trabalhos da Unisanta premiados

Três  estudos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram considerados entre os dez melhores na área de Exatas e Engenharias,  apresentados no 18º Conic/Semesp.  São eles:

Categoria concluído

Título: Determinação experimental da perda de carga de válvula de gaveta operando com fluxo fásico/óleo pesado
Autores: Islanny Keja Trindade Oliveira Lins; Elisabeth Carolina Flores Jorquera
Orientadores: Nelize Maria de Almeida Coelho e Deovaldo de Moraes Jr

Categoria em andamento

Título: Utilização de lama de aviaria na fabricação de bloco de concreto
Autores: Leonardo Lucas de Oliveira de Oliveira; Matheus Cruz Santana; Delson tavares Pessoa Jr
Orientador: Paulo Eduardo de Oliveira Andrade

Título: Ciclo de manutenção de desvios ferroviários
Autora: Raquel Martins Rodrigues
Orientadores: Willy Ank de Morais e Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo

Além dos citados, a Unisanta conquistou o primeiro lugar entre os melhores trabalhos concluídos, na área de Ciências Biológicas e Saúde, com Amanda Azevedo Fumagalli, estudante de Fisioterapia, pela pesquisa pela pesquisa “Relação entre medo de cair com dupla tarefa funcional em idosos e sem déficit de atenção”.  Ela se inscreveu na área de Ciências Biológicas e Saúde e recebeu R$ 2.000,00.

Amanda Fumagalli, de Fisioterapia, é premiada no CONIC