Ressaca deve atingir a região nos próximos dias, informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta

344

Devido à atuação de um ciclone extratropical na região oceânica (Figura 1), associado a uma alta pressão no continente, há previsão de uma ressaca atingir a região da Baixada Santista nos próximos dias.

De acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, as maiores alturas da maré ocorrerão na madrugada de sexta-feira (07/12) por volta das 03h30 e no sábado (08/12) por volta das 04h00, atingindo 1,77m e 1,80m na região da orla, respectivamente (Figura 2). No interior do estuário, a previsão é que a maré ultrapasse 1,95m nessas duas madrugadas (Figura 3), representando um aumento superior a 55cm em relação à  tábua de maré. Entretanto, mesmo durante as tardes dos dias 07 e 08/12,  a maré estará elevada na região da orla, com previsão de 1,70m por volta das 15h30 e 16h00, respectivamente, e 1,83m por volta das 16h00 e 16h30 no interior do estuário.

Com relação à agitação marítima, a previsão é de que o mar comece a ficar mais agitado nesta sexta-feira  (07/12). Entretanto, a previsão indica que as maiores ondas ocorrerão a partir da madrugada de sábado (08/12), ultrapassando os 2 metros de altura (Figura 4).

Nesse sentido, segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à  previsão de nível do mar acima de 1,8 metros e altura da onda acima de 2 metros. Há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, e caso o nível do mar ultrapasse 2 metros de altura, o estado será de alerta.
Ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 11h de quinta-feira (06/12/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.

Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.

Figura 4. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.