Amanda Fumagalli, aluna de Fisioterapia, é premiada no CONIC 2018

666

Foram premiados apenas 4 trabalhos concluídos, um em cada subárea do conhecimento.  O trabalho de Amanda integra pesquisa maior, o Projeto Temático sobre monitoramento de vulnerabilidade em idosos usuários das UBS em Santos, orientado pela dra. Sheila Borges.

Amanda Azevedo Fumagalli, estudante de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi premiada na Categoria de Trabalho Concluído, pela pesquisa “Relação entre medo de cair com dupla tarefa funcional em idosos e sem déficit de atenção”.  Ela se inscreveu na área de Ciências Biológicas e Saúde e recebeu R$ 2.000,00.

Eventos internacionais

O trabalho de Amanda Fumagalli integra o projeto temático “Síndrome da fragilidade: identificação e monitoramento de vulnerabilidade em idosos usuários de UBS no município de Santos/SP” , orientado pela prof.a dra. Sheila  Borges.

A dra Sheila Borges  explica que outros alunos já foram premiados por estudos desenvolvidos com dados desse projeto. “Apresentamos trabalhos em eventos nacionais e internacionais nos EUA.  Esse estudo coletou dados de 305 idosos usuários de unidades básicas de saúde do município de Santos/SP”, esclarece a dra. Sheila.

Vários alunos participaram e ainda participam dessa pesquisa que teve início em 2014.  Os estudantes escolhem variáveis que foram avaliadas e realizam seus estudos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso.

Risco de quedas

“No caso da aluna Amanda, conforme o objetivo do estudo dela, os idosos foram divididos em dois grupos (com e sem déficit cognitivo avaliado por meio do teste do Miniexame do Estado Mental). Além disso, ela usou os dados de mobilidade funcional chamado Timed Up And Go teste (TUG – , teste de levantar da cadeira, andar 3 metros, dar a volta e retornar novamente até a cadeira e sentar de forma cronometrada em segundos).

Trata-se de um teste funcional (simulação de atividades do dia a dia) e que avalia o risco de quedas na população idosa.  Este teste foi realizado em três  situações : de forma simples (somente o TUG), com dupla tarefa cognitiva (fazendo TUG falando animais), e com dupla tarefa manual (fazendo o TUG segurando um copo cheio de água). Além disso, os idosos foram questionados se eles sentem medo de cair.

“Os resultados deste estudo demonstraram que os idosos com medo de cair apresentam um pior desempenho durante a mobilidade funcional sem dupla tarefa em ambos os grupos (com e sem déficit cognitivo), sendo associada à dupla tarefa (cognitiva e manual) apenas no grupo com déficit cognitivo”.

“Assim, podemos identificar como fatores importantes para saúde dos idosos o medo de cair com a mobilidade funcional, especialmente em condições de dupla tarefa, visto que são fatores que podem interagir negativamente em idosos com déficit cognitivo, que por sua vez, pode culminar em maior risco de quedas e outros desfechos negativos a saúde como imobilidade e fragilidade, por exemplo”.

Amanda Azevedo Fumagalli, aluna do terceiro ano de Fisioterapia Unisanta,  é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) – CNPQ/PIBIC.

Prêmios do CONIC

O CONIC premiou ainda quatro pesquisas na categoria de trabalho em andamento (R$ 1.000,00 cada);  concedeu um prêmio especial à melhor pesquisa ( R$ 2.000,00) e um prêmio de Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental (no valor de R$ 1.500,00), totalizando dez premiações.

Participaram 3.500 alunos. O 18º Conic-Semesp foi realizado na Cidade Universitária, em São Paulo.

Realizado desde 2001, o 18º Conic-Semesp recebeu neste ano 2.331 inscrições, com 1.998 trabalhos aprovados nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, de 3.705 estudantes universitários de 196 instituições públicas e privadas de 18 estados, incluindo o Distrito Federal.

Entre os melhores – Além do 1º lugar na área de Ciências Biológicas e Saúde, a Universidade Santa Cecília teve três trabalhos entre os 10 melhores na área de Exatas e Engenharias:

Categoria concluído
Título: Determinação experimental da perda de carga de válvula de gaveta operando com fluxo fásico/óleo pesado
Autores: Islanny Keja Trindade Oliveira Lins; Elisabeth Carolina Flores Jorquera
Orientadores: Nelize Maria de Almeida Coelho e Deovaldo de Moraes Jr

Categoria em andamento
Título: Utilização de lama de aviaria na fabricação de bloco de concreto
Autores: Leonardo Lucas de Oliveira de Oliveira; Matheus Cruz Santana; Delson tavares Pessoa Jr
Orientador: Paulo Eduardo de Oliveira Andrade

Título: Ciclo de manutenção de desvios ferroviários
Autora: Raquel Martins Rodrigues
Orientadores: Willy Ank de Morais e Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo