Devido à  passagem de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, há previsão de maré elevada na região da Baixada Santista (Figura 1).

De acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta a maré deve ultrapassar 1,7m na tarde de segunda-feira (03/12), representando um aumento de 50cm em relação à tábua de maré e,  na madrugada de terça-feira (04/12),  a maré será ainda maior, podendo ultrapassar 1,8m no interior do estuário por volta de 02h (Figura 2). Na região da Ponta da Praia esse aumento em relação à  tábua da maré  deve ser de 40cm, e a maré pode ultrapassar 1,7m na tarde de segunda-feira e na madrugada de terça-feira (Figura 3).

Nesse sentido, segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à  previsão de nível do mar acima de 1,8 metros, e em caso de ocorrência de chuvas, há possibilidade de alagamentos.

Com relação à agitação marítima, a previsão é que o mar comece a ficar mais agitado na tarde de segunda-feira. Entretanto,  as ondas não devem ultrapassar 2 metros de altura (Figura 4). Nesse sentido, devido à baixa energia das ondas não são esperados impactos oriundos dessa agitação marítima nas estruturas urbanas na Ponta da Praia.

Ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 11 h de sábado (01/12/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.