O objetivo do estudo foi apresentar uma alternativa para a reutilização da lama de aciaria. A orientação da pesquisa é do professor Paulo Eduardo de Oliveira Andrade.

O estudo “Utilização de lama de aciaria na fabricação de bloco de concreto”, classificado em 5º lugar na Categoria de Trabalhos em Andamento na área de Ciências Exatas e da Terra no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), foi produzido pelos alunos da Engenharia civil Delson Tavares Pessoa Junior, Leonardo Lucas Oliveira de Oliveira e Matheus Cruz Santana, sob a orientação do professor Paulo Eduardo de Oliveira Andrade.

A pesquisa foi realizada em grande parte dentro dos laboratórios da Unisanta e teve como premissa a sustentabilidade na construção civil. O objetivo da pesquisa foi apresentar uma alternativa para a reutilização da lama de aciaria através da aplicação deste resíduo na fabricação de blocos de concreto. Esta lama é um resíduo de difícil descarte proveniente da indústria siderúrgica, gerado no processo de transformação do ferro gusa (produto de material quebradiço, que contém 5% de carbono) em diferentes tipos de aço.

Nesta edição, alguns trabalhos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão entre os 10 melhores

Outros trabalhos

A Unisanta participou do 18º CONIC através de trabalhos inscritos por alunos de diversas faculdades da instituição.  Entre os quatro melhores estudos premiados, na Categoria Concluída, estava o apresentado na Área de Ciências Biológicas e Saúde/ Subárea: Fisioterapia:

Título: “Relação entre medo de cair com dupla tarefa funcional em idosos e sem déficit de atenção”.

Autor: Amanda Azevedo Fumagalli

Orientador: Sheila Borges

• Área – Ciências Exatas e da Terra/ Subárea: Engenharias

Título: Determinação experimental da perda de carga de válvula de gaveta operando com fluxo fásico/óleo pesado”. Autores: Islanny Kedja Trindade Oliveira Lins; Elisabeth Carolina Flores Jorquera