Pesquisadores da Unisanta estão entre os mais influentes do mundo, segundo a Universidade de Stanford

63

Segundo o ranking internacional divulgado pela Editora Elsevier BV, dois docentes da Universidade Santa Cecília estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo.

A classificação, publicada anualmente em parceria com a Universidade de Stanford (EUA), engloba dados separados em duas diferentes listas. Uma delas referente a publicações durante toda a carreira dos pesquisadores e outra com dados sobre as citações acadêmicas que os cientistas receberam somente em 2022.

Na primeira relação, os professores doutores: Miguel Petrere (Petrere, Miguel) e Tomas Angel Del Valls Casillas (Junior Del Valls, T. Angel) estão listados. Já na segunda lista, com citações acadêmicas de 2022, novamente o Prof. Dr. Miguel Petrere. Ambos os docentes da Universidade atuam nos Programas de Ciência e Tecnologia Ambiental, Sustentabilidade Costeira/Marinha e Engenharia Mecânica.

Não é a primeira vez que os docentes são destaque na revista norte-americana. Em 2020, junto com a Profa. Dra. Alpina Begossi, foram destaque no ranking daquele ano.

Confira mais: Unisanta tem três dos cientistas mais influentes do mundo em seu corpo docente, segundo revista norte-americana

Sobre os docentes

Miguel Petrere Jr – Licenciado em Filosofia e Matemática pela antiga FFCL – Sorocaba, mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/ INPA) e PhD pela School of Biological Sciences – University of East Anglia, no Reino Unido.

Petrere aposentou-se como professor livre-docente do Departamento de Ecologia na Unesp. Ele é professor titular credenciado em Ecologia Aquática e Pesca na Unisanta, professor titular-livre na Universidade Federal do Pará (UFPA – campus de Belém), membro titular da Aciesp (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) e Fellow da The Linnean Society of London.

Com 158 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, ele atua principalmente nos seguintes temas: diversidade, Amazônia, ecologia de peixes e da pesca, ecologia de represas, manejo de estoques pesqueiros continentais e marinhos, usando modelos matemáticos e estatísticos tanto analíticos como de simulação.

Prof. Dr. Tomás Angel del Valls Casillas – Nascido na Espanha, ele é graduado em Ciências Marinhas pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e doutorado em Engenharia Química, Universidade de Cádiz, e tem experiência em Oceanografia, focada na avaliação da qualidade ambiental de ecossistemas de água doce e marinhos.

Com décadas de experiência e liderança em projetos de preservação e com mais de 200 publicações de pesquisa revisadas por pares, o Prof. Dr. Del Valls é um pesquisador internacionalmente conhecido e premiado em oceanografia, ecotoxicologia marinha e ciências ambientais.

Atualmente ocupa o cargo de Professor Catedrático de Físico-Química na Faculdade de Ciências do Mar e Ambiental da Universidade de Cádiz/Espanha e é cientista sênior e professor de Ecotoxicologia, Oceanografia, Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade Santa Cecília.

Sobre a pesquisa

A instituição, em parceria com a editora, divulga anualmente o ranking com os cientistas mais citados (2%) nas diversas áreas da pesquisa científica. O relatório é estruturado por uma equipe de especialistas liderada pelo Prof. John Ioannidis, professor e pesquisador greco-americano de renome.

Publicada em outubro do ano passado, a edição 2023 da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators traz a classificação baseada na influência e impacto do trabalho dos pesquisadores em suas respectivas áreas. O padrão Science-Metrix classifica os pesquisadores em 22 campos científicos e 174 subcampos.

Eles criam esse banco de dados público com informações padronizadas sobre:

  • citações;
  • índice h;
  • índice hm ajustado de coautoria;
  • citações de artigos em diferentes posições de autoria; e
  • um indicador composto (c-score).

Confira toda a pesquisa aqui, que contou com a presença de 979 nomes brasileiros