Hidroginástica ou pilates? Entenda qual a melhor escolha

117

A hidroginástica e o pilates são duas atividades físicas muito populares, mas com características distintas. Ambas oferecem diversos benefícios para a saúde e bem-estar, mas podem ser mais adequadas para diferentes públicos.

Se você está na dúvida em qual modalidade começar a prática, neste post vamos trazer os principais benefícios de cada uma para a melhor compreensão da atividade física.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física aquática com baixo impacto, sendo  ideal para pessoas com problemas nas articulações, gestantes e idosos. Além disso, ajuda a tonificar os músculos de todo o corpo, principalmente os membros inferiores, promovendo o fortalecimento muscular.

Ao mesmo tempo, auxilia na queima de calorias, sendo uma aliada no emagrecimento e no controle do peso. Outro benefício importante é o fortalecimento do sistema cardiovascular. Ao melhorar a circulação sanguínea e a capacidade respiratória, ela contribui para a saúde do coração e dos pulmões.

A modalidade é especialmente indicada para pessoas com problemas nas articulações, como artrite ou osteoporose, devido ao seu baixo impacto e à suavidade dos movimentos na água.

O exercício também é uma opção para gestantes pois proporciona benefícios sem sobrecarregar o corpo durante a gravidez. Idosos também se beneficiam da prática, já que a água oferece suporte e segurança, ajudando a manter a mobilidade e fortalecer os músculos.

Pilates

Já o pilates é uma prática conhecida por fortalecer e reforçar os músculos abdominais e lombares, o que melhora a postura e previne dores nas costas. Além disso, aumenta a flexibilidade, permitindo uma maior amplitude de movimento das articulações.

Outro aspecto importante é a melhoria da respiração, através de técnicas que promovem uma respiração consciente e diafragmática, resultando em uma maior oxigenação do corpo.

Esta atividade física é recomendada para diversas pessoas, incluindo aquelas que buscam melhorar a postura e prevenir dores nas costas. Também é uma ótima opção para praticantes de outras atividades físicas que desejam melhorar o desempenho e prevenir lesões.

Afinal, qual escolher?

Para escolher entre ambas, é essencial levar em conta seus objetivos pessoais e preferências. Se você procura um exercício de baixo impacto, especialmente se tiver problemas nas articulações, a hidroginástica pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o seu foco é fortalecer os músculos, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade, o pilates pode oferecer benefícios mais alinhados com essas metas.

Unisanta

Se você aprecia atividades esportivas, mesmo sem praticá-las, saiba que este dia também é para você. Ser um esportista não se limita apenas à prática direta do esporte, também inclui aqueles que se dedicam a ele ou simplesmente o apreciam.

Na Unisanta, você aprende com o que é mais moderno em termos de infraestrutura. Contamos com piscina olímpica coberta e aquecida (50 metros) e de apoio (20 metros), quadras esportivas cobertas, academia de musculação e ginástica e quadra de futebol society. As seleções da Rússia, Eslovênia, Itália e Japão, na Olimpíada, do Rio de Janeiro já usaram as instalações para treinamento.

O Ginásio Poliesportivo serve como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.

Além disso, a instituição faz pódios e recordes em diversos esportes para o Brasil. Aliando o esporte à educação, a Unisanta vem conquistando novos títulos, superando recordes e revelando mais talentos em diversas modalidades do esporte brasileiro. O sucesso vem desde as equipes de base, como parte de uma filosofia que concilia o esporte à educação integral.