Dia do Agricultor: conheça a data!

24

O Dia do Agricultor é uma data importante celebrada em muitos países como uma homenagem aos trabalhadores rurais. Eles desempenham um papel essencial na sociedade e estão em destaque no mercado de trabalho atualmente.

Venha entender sobre!

Como surgiu o Dia do Agricultor?

A data foi criada pelo então presidente Juscelino Kubitschek ao sancionar o Decreto de Lei n.º 48.630, homenageando Dom Pedro II, responsável pela criação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 28 de julho de 1860. Porém a história da valorização do papel do agricultor no Brasil é ainda mais antiga. 

Em 1813, Dom João VI já havia instituído a Real Sociedade Agrícola, Marítima e Comercial, demonstrando a importância da agricultura para o desenvolvimento do país. Ao longo dos anos, o setor agrícola brasileiro se modernizou e se tornou um dos mais importantes do mundo.

Qual é a importância do Dia do Agricultor?

A data busca destacar o trabalhador, de importância vital para o funcionamento da sociedade e da economia mundial, e, dessa forma, homenagear os trabalhadores rurais e reconhecer suas contribuições históricas e culturais

Segundo o site Exame, a agricultura e o agronegócio são responsáveis por gerar milhões de empregos. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a área possui mais de 19,07 milhões de trabalhadores atuando no setor.

Como é o mercado de trabalho para o agronegócio?

O profissional especializado na área pode atuar em empresas agropecuárias, empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários e de distribuição de produtos do agronegócio. 

Também encontra oportunidades em empresas de planejamento, bem como em organizações não governamentais, órgãos públicos e instituições de ensino, conforme a formação exigida pela legislação vigente.

Unisanta

Na Unisanta, o curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, oferecido na modalidade a distância, tem por objetivo desenvolver capacidades para o aluno atuar no planejamento e execução de atividades aplicadas ao agronegócio. 

A formação de tecnólogos capacitados em habilidades técnicas, científicas e interpessoais é o foco principal. São treinados profissionais para atender às demandas da sociedade, satisfazer as necessidades dos clientes e alcançar as metas da organização.

Confira mais aqui.