pos-graduacao-entenda-os-tipos-e-o-mercado-de-trabalho

A pós-graduação é um passo importante na formação de profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos e habilidades, seja no campo acadêmico ou no mercado de trabalho.

Com isso, você, que concluiu a graduação, pode estar em dúvida sobre as diferentes modalidades de pós-graduação e suas exigências. Neste post, explicaremos todas as diferenças, além de dúvidas da área que podem impactar seu desenvolvimento profissional e acadêmico.

Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

De acordo como o Ministério da Educação (MEC), a divisão inicial acontece entre:

Esta modalidade é destinada a quem quer se especializar no mercado de trabalho. Por isso, o perfil do aluno é voltado para aqueles aos que querem conquistar as melhores vagas no mercado.

Os cursos podem ter uma duração de até 5 anos, sendo direcionados àqueles que desejam seguir carreira acadêmica. Ao final, é preciso defender uma tese perante uma banca avaliadora para aprovação no programa.

O que significa o MBA?

Esta modalidade do lato sensu é ministrada pelas Business Schools, escolas especializadas em áreas de negócio e gestão. Podendo ser realizada de forma presencial ou EAD, oferece uma capacitação especializada e transversal em várias áreas de negócio e gestão, como marketing, contabilidade, gestão, finanças, economia ou tecnologia.

Atualmente, o mundo empresarial valoriza e utiliza como diferencial para a evolução da carreira profissional a capacidade de ferramentas de liderança e gestão, ou até mesmo como um potenciador de oportunidades para o empreendedorismo.

Qual a diferença entre mestrado, doutorado e pós-doutorado?

• Mestrado: Voltado para o aprofundamento de pesquisa, assim como na área acadêmica, ocupando o lugar de docente, tornando-se professor nas universidades. Os cursos têm duração de dois anos, com a apresentação da dissertação que traga contribuições para a área do conhecimento estudada. Quem termina o mestrado recebe a titulação de mestre.
  • Doutorado: Realizado após o mestrado, o doutorado tem como objetivo fazer com que o estudante traga contribuições novas para determinado tema. Após defender seus estudos para uma banca examinadora formada por nomes relevantes do universo acadêmico que dominam o tema, o formando recebe o título de doutor.
  • Pós-doutorado: Nesta graduação, não é preciso defender teses ou escrever dissertações. Na verdade, o pesquisador se dedica totalmente à pesquisa e aprofundamento, sem receber um novo título ao final do período. Nesse momento, o pesquisador orienta aqueles que estão buscando um mestrado e doutorado.

Com  geralmente dois anos de duração, o pesquisador deve apresentar relatórios sobre seus estudos à instituição que financia sua pesquisa, em forma de artigos acadêmicos.

Curso de aperfeiçoamento é diferente de curso lato sensu?

Apesar de não haver uma diferença formal entre ambos, os cursos possuem uma função distinta de acordo com a formação acadêmica. Também segundo o MEC, os cursos de pós-graduação lato sensu visam à melhoria de desempenho numa específica ocupação. Já o curso de aperfeiçoamento oferecido “após a graduação” pode ocupar-se de campos específicos da atividade profissional, com carga horária mínima de 180 horas.

Como é o mercado de trabalho para quem tem pós-graduação?

Segundo dados do relatório Brasil: Mestres e Doutores 2024, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, entre 2009 e 2021, o número de mestres com emprego formal apresentou um aumento de 139,0%, e o de doutores, um aumento de 192,2%.

Foi possível observar também que as taxas anuais de crescimento do emprego formal de mestres e de doutores obtiveram certo grau de sincronia com os altos e baixos  níveis das atividades econômicas, inferidos pelas taxas anuais de crescimento do PIB e do emprego formal total.

Confira o estudo completo aqui.