dupla graduação de relações internacionais e direito

A dupla graduação de Relações Internacionais (RI) e Direito proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades globais. O programa capacita o profissional a atuar na sociedade internacional contemporânea, abrangendo aspectos jurídicos, de negócios empresariais, econômicos, digitais, políticos, ambientais, diplomáticos, de governança, sociais, culturais e de sustentabilidade.

A colaboração entre as áreas desempenha um papel essencial para o desenvolvimento e implementação eficaz de normas internacionais, tratados e acordos que regulam questões transnacionais, desde o comércio até os direitos humanos.

Com aproveitamento de conteúdos disciplinares comuns, atendendo a conveniências, particularidades, habilidades e competências de cada área, os estudantes terão diversas oportunidades para se tornar destaque em ambas as áreas.

Além disso, terão a oportunidade de realizar atividades que envolvam teorias e práticas internacionais, simulações de negociações de contratos internacionais, com visitas técnicas ao Porto de Santos, a empresas multinacionais, aos consulados e às embaixadas. Também terão a oportunidade de participar de estágios específicos da área internacional e de realizar intercâmbios em diferentes países.

Como é a dupla-graduação de Relações Internacionais e Direito?

O programa de supla graduação em RI e Direito da Unisanta integra dois cursos de graduação tendo em vista o aproveitamento de conteúdos disciplinares comuns. Dessa forma, é possível valorizar conveniências, particularidades, habilidades e competências de ambas as áreas.

Essa dinâmica inovadora possibilitará a conclusão de duas graduações extremamente relevantes atualmente em até 5 anos. Com isso, será possível completar a graduação em Relações Internacionais ao final de 4 anos e em Direito ao final do 5.º ano de estudos.

Quanto tempo dura a dupla-graduação Relações Internacionais e Direito?

Ao optar pelo programa, o estudante cursará ambas as graduações simultaneamente em regime de contraturno, de uma das seguintes formas:

• Relações Internacionais no período matutino e Direito no período noturno;
  • Direito no período matutino e Relações Internacionais no período noturno.

A partir do 5.º ciclo, as aulas de Relações Internacionais se desenvolverão no período noturno, e as aulas de Direito, no período diurno. Nos dois últimos ciclos, o estudante que tiver concluído Relações Internacionais obterá o seu diploma em Relações Internacionais e concentrará o estudo das disciplinas de Direito em apenas um período, à sua escolha, ou matutino ou noturno.

Qual a grade curricular de Relações Internacionais e Direito?

Na dupla-graduação de RI e Direito, os estudantes serão apresentados a disciplinas abrangentes que abordam diversas vertentes importantes para o desenvolvimento profissional, entre elas:

• Fundamentos de Administração;
  • Ambiente Digital aplicado às Relações Internacionais;
  • Técnicas de Conciliação, Mediação e Arbitragem Estatuto da OAB;
  • Ética Profissional.

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Relações Internacionais e Direito da Unisanta.

O que se aprende na dupla-graduação de Relações Internacionais e Direito?

A dupla-graduação tem por objetivo principal proporcionar a complementaridade de estudos em duas extraordinárias profissões, que compõem a formação de excelência do profissional global.

Com as duas formações, o estudante adquire uma qualificação internacional inovadora, com potencial para atuação no Brasil e/ou no exterior, nos setores privado e/ou público. Ambas serão desenvolvidas em uma dinâmica de aulas e atividades que integrarão as Relações Internacionais e o Direito mediante a adoção de métodos educativos interdisciplinares.

As atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização serão realizadas de forma a proporcionar adequação aos padrões de excelência preconizados pelo Ministério da Educação. A promoção de atividades simuladas e práticas de extensão universitária buscará integrar a teoria e a prática, de forma a capacitar o aluno a atuar em um mercado de trabalho global e competitivo.

Um dos diferenciais da Unisanta é o Núcleo de Prática Jurídica, que prepara os alunos para o ingresso na vida profissional. Permite o ensino continuado, uma vez que mantém cursos de especialização na área jurídica e o mestrado em Direito da Saúde, chancelado pela Capes.

Sobre a profissão de Relações Internacionais e Direito?

O curso formará profissionais aptos a responder à crescente necessidade do mercado global por internacionalistas, capazes de integrar quadros de empresas internacionais e multinacionais. Assim, podem exercer múltiplas atividades em negócios, comércio exterior, negócios digitais, empresas estrangeiras, entre outras.

Também estarão preparados para as funções consulares, diplomáticas, em organizações internacionais como as do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mercosul, entre outras.

O diplomado também poderá atuar como advogado após aprovação no Exame da OAB, promotor de justiça, juiz de direito, defensor público como procurador municipal, estadual ou federal através de concursos públicos.

Pode também trabalhar em assessoria e consultoria jurídica de empresas públicas e privadas, além de atuar na área acadêmica, como professor universitário com pós-graduação, no mínimo, lato sensu.