curso de pedagogia

O curso de Pedagogia visa preparar profissionais para atuar como educadores, trazendo um currículo diversificado que busca proporcionar conhecimentos e habilidades para compreender a educação como um processo contínuo. 

Pedagogia é uma área dedicada às técnicas de ensino, em que o objetivo é compreender e aprimorar a educação, incluindo também a administração escolar e a gestão de questões educacionais. 

Diversos temas são abordados durante o decorrer do curso, como história da educação, psicologia educacional, filosofia da educação, teorias pedagógicas, didática, técnicas de ensino, tecnologias da informação e comunicação, entre outros.

Através desses conteúdos são adquiridos conhecimentos sobre os processos educativos. Disciplinas práticas também fazem parte do curso, permitindo aos alunos aplicar conhecimentos teóricos em situações reais de sala de aula.

Os profissionais com licenciatura em Pedagogia pela Unisanta, ao final da graduação, estarão aptos a atuar como decentes em escolas e instituições de ensino em diferentes níveis.

A origem do termo “Pedagogia” remete ao grego, resultado da combinação das palavras “paidós” (criança) e “agogé” (condução). Assim, abrange as características do setor, que consiste na disseminação de saberes por meio de práticas pedagógicas. 

Como é o curso de Pedagogia?

O curso de Pedagogia enfatiza Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com foco em metodologias, sistema de ensino, administração escolar e tecnologias educacionais.

A graduação do curso na Unisanta tem duração de quatro anos, totalizando 3.440 horas de carga horária, incluindo estágio obrigatório. A grade curricular é interdisciplinar, organizada por meio de núcleos, eixos temáticos e disciplinas, articulando teoria, prática, projetos de pesquisa e projetos de intervenção pedagógica.

Oferecido em nível de licenciatura, o curso visa formar profissionais aptos para atuar como docentes em escolas e outras redes de aprendizado. Abrangendo teorias pedagógicas, psicologia do desenvolvimento, políticas educacionais, metodologias de ensino, planejamento de aulas, avaliação de aprendizagem, entre outros temas relevantes.

A formação também inclui disciplinas voltadas para a gestão educacional, preparando os futuros profissionais para atuar como coordenadores pedagógicos, diretores escolares, gestores de projetos educacionais, entre outras funções relacionadas à administração de instituições de ensino.

Qual é a grade curricular de Pedagogia?

Os estudantes de Pedagogia exploram os pilares essenciais da educação, incluindo teoria e prática educacional, métodos de ensino e avaliação do desempenho dos alunos. Além disso, eles exploram questões filosóficas, sociais e culturais da educação, adaptando estratégias para alunos diversos e promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos e disciplinados.

As Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC) exigem que os cursos de Pedagogia abordem fundamentos da educação, políticas públicas, direitos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, Língua Brasileira de Sinais e direitos educacionais de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

A graduação do curso de Pedagogia na Unisanta tem 3.440 horas de trabalho acadêmico, com atividades que incluem preparação de atividades formativas, reuniões com pais, conselhos ou colegiados escolares, e orientação e acompanhamento dos estudantes.

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Pedagogia na Unisanta.

Como é a carreira de Pedagogia?

A atuação do profissional de Pedagogia envolve a implementação, avaliação, coordenação e planejamento de projetos pedagógicos em modalidades de ensino presencial e/ou a distância, tanto em ambientes acadêmicos quanto em corporativos.

O pedagogo facilita o trabalho coletivo ao criar e organizar mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, promovendo a comunicação entre a comunidade escolar e associações afiliadas.

Onde o profissional de Pedagogia pode trabalhar?

O pedagogo pode atuar em vários setores, como serviços educacionais, escolas públicas e privadas, creches, centros de convivência e Conselhos Tutelares.

Funções de recursos humanos no contexto empresarial incluem organização de programas de treinamento, desenvolvimento de competências e contribuição para projetos de educação corporativa.

Em institutos e associações comunitárias, o pedagogo desempenha diversas funções, tais como elaborar projetos educativos, desenvolver programas para habilidades e competências.

Além disso, pode atuar como professor no Magistério da Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na modalidade Normal. Também pode desempenhar funções na gestão, coordenação e orientação educacional, bem como na área da Educação Profissional.

Na escola, as responsabilidades incluem planejamento de estratégias de ensino, orientação de professores e alunos, e observação da dinâmica de aprendizagem.

Qual é a diferença entre um professor e um pedagogo?

Apesar de ambos papéis desempenhem importantes funções na formação e desenvolvimento dos alunos, as funções de um professor e um pedagogo são distintas no cenário educacional.

O professor concentra-se na transmissão de conteúdo, lecionando disciplinas específicas e possuindo expertise na área que ensina, atuando diretamente em salas de aula, elaborando planos de ensino, aplicando atividades e avaliando o desempenho dos alunos.

O pedagogo tem sua área de atuação centrada na metodologia e didática, desempenhando funções de coordenação pedagógica, planejamento curricular e na formação de professores. Possuindo uma visão abrangente da educação, considerando o desenvolvimento integral do aluno em aspectos emocionais, sociais e cognitivos. 

Principais competências pessoais do profissional de Pedagogia?

As principais características do profissional de Pedagogia, conforme listadas pelo Ministério do Trabalho, incluem:

  • Respeitar as diversidades;
  • Reconhecer a autoria e autonomia do educador;
  • Gerenciar o tempo de forma eficaz; 
  • Estimular a criatividade, o senso de justiça e o senso crítico;
  • Mediar conflitos entre a escola e a família;
  • Realizar autoavaliação;
  • Demonstrar versatilidade e flexibilidade;
  • Interagir positivamente com os pais;
  • Coordenar reuniões de forma eficiente.