Dia do Bibliotecário: Conheça a data comemorativa!

208

O Dia do Bibliotecário, comemorado nesta terça-feira (12), celebra sua importância que vai muito além de apenas manter uma biblioteca em ordem. É aquela pessoa que está presente em nossas vidas desde a educação básica, ensinou a cuidar dos livros e auxiliou muitas pessoas na busca por mais conhecimento.

Venha entender a importância dessa profissão

Como surgiu o Dia do Bibliotecário?

O Dia do Bibliotecário foi instituído em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Tigre dedicou muitos anos de sua vida à Biblioteca Central da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde assumiu a direção, permanecendo até mesmo após sua aposentadoria.

Além de engenheiro, ele atuou como escritor, poeta, publicitário, jornalista e ficou conhecido por criar o slogan “Se é Bayer, é bom” para a Bayer Brasil em 1920.

O Decreto n.º 84.631, de 1980, oficializou a data em 12 de março, reconhecendo o legado e as contribuições de Tigre, que deixou sua marca em várias áreas criativas e profissionais.

O que faz um bibliotecário?

O bibliotecário, um profissional graduado em Biblioteconomia, exerce uma profissão regulamentada por lei, exigindo registro no Conselho Regional de Biblioteconomia correspondente para atuar na área.

Dedica-se ao gerenciamento de bibliotecas, desempenhando uma ampla gama de atividades, como catalogação e indexação de documentos, manutenção de sistemas de informação, consultoria e gestão de dados, entre outras.

Sua atuação se estende por diversos tipos de bibliotecas, incluindo públicas, escolares, comunitárias, universitárias e especializadas, como as hospitalares, prisionais, empresariais e jurídicas.

Qual é a importância do bibliotecário?

Com as mudanças nas últimas décadas, o papel do bibliotecário se tornou essencial para uma gestão eficaz e segura da informação. O profissional não se limita à organização de livros, mas como também:

• Planejamento de serviços bibliotecários;
  • Gestão de acervos, tanto bibliográficos quanto não bibliográficos;
  • Prestação de serviços técnicos e administrativos relacionados à documentação;
  • Elaboração de bases de dados virtuais e Intranets;
  • Documentação de processos de certificação de qualidade;
  • Atendimento aos leitores, auxiliando na busca por informações, entre outras atividades.

Além disso, os bibliotecários exercem na busca pelo conhecimento, atuando como intermediários entre os usuários e as vastas fontes de informação disponíveis, em um mundo caracterizado pelo intenso fluxo e produção de conteúdo.

Seu papel na Unisanta

Na Unisanta, os bibliotecários auxiliam no processo técnico, atendimento ao público e desenvolvimento de projetos culturais e incentivo à leitura. Com a missão de “proporcionar a informação em diferentes áreas do conhecimento”, a equipe do SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas) é composta por três bibliotecários e dez auxiliares de biblioteca.

O Sistema é constituído por três Bibliotecas:

• Biblioteca Central (engenharia, arquitetura, administração, sistemas de informação e comunicação);
  • Biblioteca da Saúde (área de ciências biológicas e saúde) e;
  • Biblioteca de Direito (área jurídica).

Todas são informatizadas pelo sistema BNWEB da Contempory e com os recursos de consulta, renovações e reservas on-line.

O sistema conta com área administrativa, acervo, salas de estudo individuais e em grupo, midiateca, espaço de leitura, sala de monografias, além do Centro de Estudos Pagu e o Centro de Documentação Histórica de Santos – CDHS.

O acervo físico é de aproximadamente 76.410 mil volumes de livros e outras fontes de informação, tais como:

• DVDs;
  • CDs;
  • teses;
  • dissertações;
  • audiolivros;
  • livros em braille, etc.

Além do acervo impresso, são disponibilizadas algumas bibliotecas virtuais como a Biblioteca Virtual da Person e a Biblioteca Virtual Saraiva.

Além disso, a universidade oferece o curso EAD de Biblioteconomia (Licenciatura e Bacharelado) que visa formar profissionais responsáveis por gerenciar informações em bibliotecas e acervos. Confira mais informações aqui.