As exposições Viva Pagu e Croquis de Pagu, idealizadas pela escritora,  psicóloga e presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Teixeira,  foram destacadas no último domingo (26/8) na edição impressa em página inteira e no  site de A Tribuna.  As mostras, sob curadoria de Lúcia,  estão sendo apresentadas no mote “Mulheres de Cena: Da luta de Pagu aos dias de hoje”, no 60º Festival Santista de Teatro.

Os textos informam  que,   “em Santos,  a iniciativa pioneira de resgatar e manter viva a memória de Pagu partiu de Lúcia Teixeira, que,  desde 1987,   se dedica a pesquisar a vida e a obra de Patrícia Galvão”. Também é destacado que Lúcia assina três livros sobre o assunto: Pagu – Patrícia Galvão Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo (1988); Croquis de Pagu – E Outros Momentos Felizes que Foram Devorados Reunidos (de 2004,  e que reproduz desenhos feitos a partir de 1929) e Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão (2010), escrito com Geraldo Galvão Ferraz.

As reportagens citam Lúcia Teixeira sentiu dificuldade em conseguir informações sobre Pagu para seu primeiro livro, há 30 anos. Em seguida, as publicações informam que, graças ao tom respeitoso com que Lúcia abordava os entrevistados e tratava o material ao qual tinha acesso,  foram-se abrindo portas e se desenterrando cadernos e documentos de Pagu, que estavam escondidos da vigilância política.

As mostras sobre Pagu sob a curadoria de Lúcia podem ser vistas até o dia 2 de setembro, das 8 horas até às 20 horas,  na Cadeia Velha de Santos no 1º andar (Praça dos Andradas, s/n.º).