Cine debate sobre o feminino em cena inicia celebração dos 25 anos de Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta

467

O Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília, celebra seus 25 anos em 2024 com muitos filmes exibidos, sessões imersivas com debates, curso livre de cinema e ainda soma em suas festividades, no segundo semestre, a comemoração dos 20 anos de Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema, com a realização do hackathon de turismo cinematográfico.

E, para dar início a este ano cheio de comemorações, o Lanterna Mágica e o Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta, em parceria com a produtora Ricci Filmes, realizam o ciclo de cinema “A Trama da Vida”, com uma seleção de 14 filmes para abordar o espaço que os filmes constroem em nossos imaginários e afetos, usando como base a ciência da geografia, da gastronomia e o turismo cinematográfico como pontos de convergências para ampliar o senso crítico do espectador, geolocalizado num mundo em transmutações.

O ciclo de festividades começa com a exibição do filme “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, dia 26 de março, 19h, com entrada gratuita. Logo após a exibição, haverá um cine debate sobre o feminino em cena, com a participação da psicóloga Márcia Atik e a atriz Clarisse Abujamra, que faz a personagem Clarice no filme exibido.

 A sessão contará com o público frequentador do cineclube, alunos dos cursos de publicidade e propaganda, jornalismo e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Santos. Uma parceria com a Secretaria de Educação de Santos/SP, que neste ano participarão do Projeto “Aprender com cinema”, uma sessão especial mensal para alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de formar novas plateias para um cinema que teima em mostrar que ainda somos humanos.

De 26 de março a 4 de julho, as sessões acontecerão sempre às quintas-feiras, às 19h, salvo a sessão especial de estreia que acontecerá numa terça-feira. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso com antecedência, bastando chegar 15 minutos antes do horário para ter acesso à Sala Maurice Legeard de Cinema, que fica no bloco E, 5.° andar – Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP.

Ver cinema é aprender!

O ciclo de cinema sobre a trama da vida tem formato de sessão cineclubista e de curso livre sobre análise de filmes, cada sessão será debatida com foco no filme exibido e nas bases conceituais para o espectador expandir seus conhecimentos sobre a experiência do cinema. Os debates, após as exibições, serão mediados com apresentação do jornalista, cineasta e pesquisador Eduardo Ricci, que irá explorar as conexões entre cinema, a estética e sua trama cinematográfica. Além de diversão, o espectador sairá com conhecimentos essenciais para ler e interpretar filmes.

A seleção dos filmes teve a curadoria do cineasta e jornalista Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube. Ricci levou em consideração filmes que abordam a trama da vida como personagem, possibilitando ao espectador uma viagem dentro do filme, devido a seu bom roteiro e conjunto estético da obra, e sempre usando como base conceitos da análise de filmes que também é uma forma de viajar.

Convidadas do Cine Debate “O Feminino em Cena”

Clarisse Abujamra: É atriz, coreógrafa, diretora e tradutora de textos teatrais. Aos dezoito anos foi para Nova York onde cursou por dois anos na escola de Martha Graham, voltando muitas vezes para cursos de aperfeiçoamento na técnica, sendo que uma delas como bolsista da Fulbright. Aos 20 anos iniciou seu trabalho como atriz. Estudou interpretação com Eugenio Kusnet. Em Nova York, fez cursos de direção no Circle Rep. e View Points com Anne Bogart.

No teatro, conta com mais de 40 espetáculos como atriz, além de dirigir e produzir também assina a tradução de vários espetáculos.

No cinema, Clarisse teve seu trabalho reconhecido não apenas no Brasil como internacionalmente nos Festivais da Colômbia e Lyon/ França, como melhor atriz no filme “Chega de Saudade”, de Laís Bodanzky. “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal, e “Como Nossos Pais” (também de Laís Bodanzky), ambos Kikito melhor atriz coadjuvante. Venceu como melhor atriz, no Prêmio Governador do Estado, por “Anjos do Arrabalde”, de Carlos Reichenbach.

Na TV Trabalhou por 3 anos como apresentadora do programa É Proibido Colar, ao lado de seu ex-marido Antônio Fagundes. Hoje conta com mais de 20 novelas e minisséries para as TVs Globo, Bandeirantes e Tupi.

Marcia Atik: É psicóloga terapeuta sexual e de casal, com larga experiência em consultório, além de escrever e dar palestras em diversos segmentos sobre Sexo e Amor e Relacionamentos. Facilitadora de Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta. Atualmente tem uma coluna no AT Revista, Coluna Direto ao Ponto no Portal A Tribuna, do Grupo A Tribuna, e o Blog Direto ao Ponto no Santa Portal. Comentarista de Comportamento no Programa Tudo de Bom na TV Santa Cecília.

Quando tudo começa…

O Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, foi criado em 24 de março de 1999, em sua primeira sala que era a videoteca da Universidade, com apenas 25 lugares, um ventilador e muito calor, já que as sessões sempre estavam lotadas. Na época, muitos cinéfilos não tinham o aparelho de DVD em casa e o acesso a grandes obras do cinema com qualidade de som e imagem, só era possível comprando ou alugando na Vídeo Locadora Paradiso, que já apoiava o Lanterna Mágica antes mesmo de sua criação. Uma locadora de vídeo que ainda resiste aos tempos da guerra dos streamings. Em seguida, a Unisanta inaugurou a biblioteca da Saúde e, como arte é também cura, o Cineclube solicitou a criação de um espaço junto aos livros. A reitoria da Unisanta atendeu ao pedido e destinou uma sala com 60 cadeiras confortáveis, um telão e um bom sistema de audiovisual para ser criada a Sala Maurice Legeard de Cinema, sob a coordenação do jornalista e cineasta Eduardo Ricci, criador do Cineclube e agitador cultural da instituição.

Como participar do Ciclo de Cinema?

Basta chegar no horário da sessão e garantir seu lugar gratuitamente para degustar o filme. O cinéfilo que participar de 75% das sessões do Ciclo receberá uma declaração de participação, valendo como um curso livre de análise de filmes.

Data: de 26/03 a 04/07
Dia: Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta >> Entrada Franca – 16 anos

MARÇO

26/03 – “Como Nossos Pais” (Brasil, 2017) – Sessão “25 de Cineclube Lanterna Mágica”

Cine Debate “O Feminino em Cena”, com Clarisse Abujamra (atriz) e Márcia Atik (psicóloga)

 ABRIL

04/04 – “Tudo sobre Minha Mãe” (Espanha, 1999)

11/04 – Zona de Interesse” (Polônia, 2023)

18/04 – “Vidas Passadas” (Coreia do Sul, 2023)

25/04 – Todos Nós Desconhecidos” (Reino Unido, 2023)

MAIO

02/05 – Folhas de Outono” (Finlândia, 2023)

09/05 – Anatomia de uma Queda” (França, 2023)

16/05 – A Sociedade da Neve” (Chile, 2023)

23/05 – Clube da Luta” (EUA, 1999)

JUNHO

06/06 – “Eu Capitão” (Itália, 2018)

13/06 – O Menino e a Garça” (Japão, 2023)

20/06 – Cafarnaum” (Líbano, 2023)

27/06 – “Atlantique” (Senegal, 2019)

JULHO

04/07 – “A Memória Infinita (Chile, 2023)


INFOS | CONTATOS:

SITE: www.unisanta.br/cineclube
WhatsApp: (13) 98230-4599
E-MAIL: cinelanternamagica@gmail.com
INSTAGRAM: @cineclubelanternamagica
FACEBOOK: – www.facebook.com/cineclube.lanternamagica/
YOUTUBE: Cineclube Lanterna Mágica