Dia da Ecologia: entenda sua importância!

73

O Dia da Ecologia é comemorado todos os anos no dia 5 de junho, simultaneamente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A finalidade dele é promover ações de proteção e preservação do meio ambiente, além de incentivar debates e reflexões sobre os diversos desafios ambientais enfrentados diariamente.

Venha entender mais sobre!

Qual a origem do Dia da Ecologia?

A data remete à “Conferência de Estocolmo”, um evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Ele foi criado com o intuito de abordar questões ambientais reunindo 113 países, além de 250 organizações não governamentais.

Naquela época, o objetivo era ampliar a conscientização sobre os problemas ambientais, que ainda não haviam alcançado proporções catastróficas, mas já demonstravam seus potenciais perigos. Na conferência, os participantes estabeleceram o Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com o objetivo de coordenar ações internacionais em prol da proteção ambiental.

Este primeiro encontro teve seu principal desdobramento duas décadas depois. Durante os anos 80, o interesse pela ecologia e pelo equilíbrio natural começou a crescer. Na ECO 92 ou Rio 92, uma nova conferência mundial para debater questões ambientais, realizada no Rio de Janeiro, destacou-se pela presença de chefes de Estado, diferenciando-se da anterior.

Isso evidenciou que as questões ambientais haviam finalmente captado a atenção das políticas governamentais. É importante recordar que, em âmbito nacional, 1992 marcou a criação do Ministério do Meio Ambiente.

Qual a importância do Dia da Ecologia?

Esta data tem como principal objetivo conscientizar diferentes grupos sociais sobre os diversos problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta ou enfrentará caso não tomem medidas para evitar a poluição massiva.

Leia também: Mulheres na Ciência – Conheça o trabalho do Herbário Unisanta

As atividades humanas impactam o meio ambiente, portanto, devemos conservar os recursos naturais. Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é responsabilidade de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos. É necessário, portanto, debater este tema.

Agenda 2030

Essa mobilização e comemoração se reflete atualmente na Agenda 2030 da ONU que é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Na Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2015, com 193 estados membros, foram estabelecidos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Esse compromisso implica a adoção de medidas abrangentes para promover o Estado de Direito, os direitos humanos e a responsividade das instituições políticas. Os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil são: 

ods
Fonte: Nações Unidas Brasil

Os alunos do 3.º semestre de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão produzindo, neste ano, conteúdos digitais sobre a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Leia mais aqui.