Alunos de Jornalismo criarão conteúdo digital sobre a Agenda 2030

257

Os alunos do 3.º semestre de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) produzirão, neste trimestre, conteúdos digitais sobre a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Para norteá-los nos trabalhos, o Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) realizou, na terça-feira (27), uma palestra sobre o plano de ação implantado em Santos para alcançar as metas globais, na instituição de ensino.

A roda de conversa deu início à primeira parte prática da atividade em grupo. Dessa forma, os estudantes, além de tirar possíveis dúvidas, produziram vídeos sobre a roda de conversa para publicar nas redes sociais, como Instagram e TikTok.

A professora Nara Assunção, que orientará a turma na elaboração dos conteúdos, explica a importância de abordar o tema no meio universitário. “O pilar para mim no jornalismo é o da transformação social. Fazer com que eles produzam temas que geram um impacto positivo é fundamental na formação acadêmica e enquanto cidadãos envolvidos com causas sociais”. 

A ação integra a programação do Movimento ODS Santos 2030, iniciativa criada pela Associação Comercial de Santos (ACS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos. 

Repórter do Clima

Os alunos da turma estão aptos para se inscrever no Jovens Repórteres do Clima, que selecionará seis comunicadores sociais, de 18 a 29 anos, para capacitações gratuitas com especialistas em Desenvolvimento Sustentável, Cultura Oceânica, Ação pelo Clima, além de outros temas como empreendedorismo e educação midiática. Inscrições aqui.

O programa complementará o Jovens Embaixadores do Clima, onde os participantes receberão as mesmas capacitações para desenvolver um trabalho de impacto local, que a Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) incubará. Inscrições aqui.

Os jovens repórteres deverão acompanhar e produzir conteúdo sobre as atividades realizadas na iniciativa. Ao final, serão diplomados como “Jovens Repórteres pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030”. As inscrições para ambos seguem até sexta-feira (1.º).

“É uma oportunidade única de adquirir conhecimento e ser um agente de transformação para a nossa cidade. A juventude engajada pode criar um futuro melhor para todos”, finaliza o chefe do Depods, Fábio Tatsubô.

 Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS.

O que é a Agenda 2030?

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2015, com 193 estados membros, foram estabelecidos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Esse compromisso implica a adoção de medidas abrangentes para promover o Estado de Direito, os direitos humanos e a responsividade das instituições políticas.

Textos originais extraídos: Prefeitura de Santos e Supremo Tribunal Federal.