Conheça os 5 principais benefícios do tênis de mesa

27

É impossível nunca ter ouvido falar sobre o tênis de mesa, também chamado de ping-pong. O esporte, criado na Inglaterra, no século XIX, é um dos esportes mais populares do mundo, além de ser uma atividade divertida e acessível, oferece diversos benefícios para o corpo e a mente.

Conheça mais sobre esses benefícios abaixo:

1. Melhora a coordenação motora
    O tênis de mesa ajuda a desenvolver a coordenação motora, pois o jogador precisa acompanhar os movimentos rápidos da bolinha enquanto controla os movimentos das mãos. Com a prática regular, a coordenação motora tende a melhorar significativamente.
  2. Incentiva a sociabilidade
    A prática esportiva favorece a interação social, permitindo que você se relacione com outros jogadores, treinadores e até a torcida. Além disso, o esporte gera conversas e laços, contribuindo para a saúde mental e o bem-estar.
  3. Desenvolve a inteligência espacial
    O tênis de mesa auxilia no aprimoramento da inteligência espacial, essencial para se orientar no espaço físico. Essa habilidade é útil em várias situações cotidianas, como caminhar, dirigir ou dançar, e pode ser trabalhada com a prática do esporte.
  4. Proporciona prazer e bem-estar
    A prática regular de atividades físicas, como o tênis de mesa, estimula a liberação de neurotransmissores que promovem prazer e bem-estar. Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e contribui para uma vida mais equilibrada e saudável.
  5. Combate o sedentarismo
    Jogar tênis de mesa regularmente queima calorias e reduz o sedentarismo, beneficiando até ambientes corporativos que valorizam a atividade física.

Talentos Unisanta

O Complexo Santa Cecília possui o esporte no Ginásio Poliesportivo, que serve como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.

Além disso, muitos destaques surgem daqui! Um deles é o mesatenista da Unisanta, Guilherme Teodoro, que disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos de Paris neste ano. Durante a competição, o ceciliano esteve presente na disputa do tênis de mesa por equipes, junto com Hugo Calderano e Vitor Ishiy.

Nascido em Santos (SP), o atleta conta que começou a praticar o tênis de mesa ainda quando criança, em Guarujá, e aos poucos foi jogando torneios regionais e estaduais. Hoje é quatro vezes campeão nacional e número 122 no ranking mundial.

Em 2023, o aluno da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Ryan Victor Santos, foi campeão nacional de Tênis de Mesa nas Paralimpíadas Escolares de 2023.  Com uma carreira efetiva de 4 anos no esporte de tênis – equipe paralímpica – classe 10, o atleta é, atualmente, o 3.º do ranking Federação Paulista de Tênis de Mesa – FPTM, 9.º no ranking nacional da CBTM.