A 26ª Semana Ceciliana de Comunicação irá acontecer de 30 de setembro a 4 de outubro para os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Gráfico da Universidade Santa Cecília – Unisanta, com o tema “Desafios da Comunicação na Era da Inteligência Artificial”.
Publicidade e Propaganda / Design Gráfico
Durante a semana, a partir das 9h da manhã, os alunos de Publicidade e Design Gráfico poderão participar de atividades, como sessão de cinema no Cineclube Lanterna Mágica, além oficinas de redação publicitária, animação no photoshop e maquiagem artística.
Já no período da noite, às 19h30, o evento reunirá diversos profissionais da área para palestras sobre assuntos como “A Revolução da Inteligência Artificial na Comunicação”, “Designers Sonham com Pixels Elétricos? A Criatividade na Era da IA” e “Regionalização Digital: Como Adaptar Produtos para Atender a Diversidade Local nas Afiliadas”. Além disso, o Diretório Acadêmico do curso irá promover atividades culturais no último dia.
Confira a programação da 26ª Semana Ceciliana de Comunicação para os cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico:
Dia 30/09 (segunda-feira)
9h – Cineclube Lanterna Mágica do Bloco E – 5º andar (anexo à Biblioteca)
Sessão de cinema: “O Passageiro do Futuro na Geografia do Desejo”, com Eduardo Ricci.
– Cineasta e jornalista, Eduardo Ricci também é pesquisador e coordenador do Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta. Criou a Ricci Filmes, em 2004, e é diretor do Festival da Experiência do Cinema – CINEME-SE, desde o mesmo ano.
19h30 – Auditório do Bloco E – 4º andar
Tema: A Revolução da Inteligência Artificial na Comunicação
Convidado: Giuliano Chiaradia
-Fundador do Coletivo Conjunto Experimental e Consultor Digital Estratégico de marcas como Petrobras, BNDES, Grupo Globo, Grupo Bandeirantes e Altice Europe (Sapo), em Portugal. É um dos pioneiros em Digital e Transmídia no Brasil, com projetos inovadores na Rede Globo nos programas Big Brother Brasil, Criança Esperança, Encontro, Vídeo Show, Malhação, Fantástico, entre outros. Atuou como executivo criativo na Nickelodeon na América Latina, onde lançou o famoso desenho Bob Esponja e foi um dos criadores do evento “Meus Prêmios Nick”. É responsável por construir a Área Digital do SBT Online e por inovar a comunicação do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) com projetos para a ONU. Palestrante do TEDx, empreendedor social e fundador do projeto #Artmobile. Foi vencedor de 12 prêmios nacionais e internacionais e selecionado pelo Festival de Cannes com a primeira produção audiovisual 100% mobile da história do festival, que acontece na França.
Dia 1/10 (terça-feira)
9h – Sala M428
Oficina: Redação Publicitária, com André Rittes
-André Rittes é redator publicitário, jornalista, professor universitário e escritor. Começou a escrever aos 14 anos e, com 23, ganhou seu primeiro concurso de contos. Seguiram-se mais quatro prêmios, incluindo dois nacionais. Além de sua carreira como jornalista, ele atua na área acadêmica até hoje, juntamente com o cargo de redator da Wordcom, agência de publicidade santista.
19h30 – Auditório do Bloco E – 4º andar
Tema: Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial na Produção de Conteúdo
Convidados: Thiago Cardim e Gabriela Franco.
– Thiago Cardim é Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UNISANTA. Um dos
responsáveis pelo desenvolvimento editorial do Submarino, trabalhou como produtor de
conteúdo e editor na AOL Brasil. Na PlayArte, estabeleceu estratégia para franquias como The Walking Dead e Cavaleiros do Zodíaco. Nas agências FCB Brasil, Salve/Tribal e Ideal H+K Strategies, desenvolveu e coordenou a estratégia de conteúdo de diversas marcas. Hoje é diretor de planejamento digital da Agência PU.
– Gabriela Franco é Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, cineasta pela Academia Internacional de Cinema e agora está cursando o último ano de Filosofia. Já trabalhou em lugares como MTV, HBO, Rede Globo, Folha de SP, Omelete, criou seu próprio site e canal de conteúdo, o Minas Nerds, teve sua própria agência de Relações Públicas, e hoje trabalha como jornalista freelancer para diversos veículos.
Ambos são editores do site GIBIZILLA.COM.BR e produtores & coapresentadores dos podcasts Imagina Se Pega no Olho e Imagina Se Pega no Ouvido.
Dia 2/10 (quarta-feira)
9h – Sala M213
Oficina: Animação no Photoshop, com Alexandre Bar
-Alexandre Bar é publicitário, professor, mestre em Comunicação e profissional na área de artes gráficas e digitais. Trabalhou como chargista, ilustrador, quadrinista e crítico de quadrinhos no Jornal A Tribuna de Santos. É o organizador do Steampunk Santos desde 2018 e participa ativamente de eventos como Pop Fest, Anime Friends, HQ em Pauta, Gibis e Ideias, Gibicon Butantã, Santos Comic Expo, Praia Games, Anime Santos Geek Fest, Batman Day, Perifacon e Mega Caf.
19h30 – Auditório do Bloco E – 4º andar
Tema: Designers Sonham com Pixels Elétricos? A Criatividade na Era da IA
Convidados: Fernanda Sena e Juan Paul
-Graduada em Publicidade Propaganda pela Unisanta e pós-graduada em Branding, Fernanda Sena é Designer Gráfica e Branding no Primo.Studio.
-Juan Paul, graduado em Publicidade Propaganda pela Unisanta, é Motion Designer e Líder no Primo.Studio.
Dia 3/10 (quinta-feira)
9h – Sala M321
Oficina: Maquiagem Artística, com Drika Lucena
-Drika Lucena é pós-graduada em Criação Visual e Multimídia e professora universitária em cursos de Comunicação e Moda, além de publicitária, artista plástica, figurinista, cenógrafa e especialista em bodyart e maquiagem artística e de efeitos. Também atua como Redatora Publicitária, Pesquisadora em História da Arte, Estética na Comunicação, Cultura Brasileira e Festas Populares com ênfase em Carnaval. Participa ativamente em júris de eventos de arte e estética e ministra cursos, workshop e palestras em suas diversas áreas de conhecimento.
19h30 – Auditório do Bloco E – 4º andar
Tema: Regionalização Digital: Como Adaptar Produtos para Atender a Diversidade Local nas Afiliadas
Convidado: Sidney Batista
Mediadora: Rosângela Barreiro
-Analista de Marketing e Produtos Digitais da Rede Globo, Sidney Batista é pós-graduado em Marketing e Marketing Digital. Tem mais de 20 anos de experiência no Grupo A Tribuna. Atualmente é responsável pelos produtos publicitários digitais da Globo, com foco nas 118 afiliadas espalhadas pelo Brasil.
Dia 4/10 (sexta-feira)
19h – Auditório do Bloco E – 4º andar
– Atividades Culturais promovidas pelo Diretório Acadêmico
Confira aqui a programação do curso de Jornalismo.