É impossível nunca ter ouvido falar sobre o tênis de mesa, também chamado de ping-pong. O esporte, criado na Inglaterra, no século XIX, é um dos esportes mais populares do mundo e faz parte das modalidades dos jogos olímpicos de verão.
Conheça mais sobre!
Como surgiu o Tênis de Mesa?
Naquela época, em dias de mau tempo, um grupo de amigos ingleses decidiu se divertir imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado. Essa era uma das formas de entretenimento após jantares entre famílias inglesas de classe alta, que usavam tudo o que encontravam como equipamento.
O jogo originalmente se chamava ping-pong, mas uma empresa americana registrou esse nome como marca. A partir daí, começaram a chamá-lo de tênis de mesa. No entanto, as pessoas ainda usam o nome ping-pong para se referir à prática recreativa, sem fins competitivos ou oficiais.
Com o tempo, a prática evoluiu, e em 1926 organizaram competições em Berlim e Londres, que deram origem aos primeiros campeonatos mundiais, realizados em Londres no mesmo ano.
De que forma o Tênis de Mesa é integrado aos Jogos Olímpicos?
Até meados do século 20, países da Europa Central, como Hungria e Alemanha, dominavam o tênis de mesa. No entanto, desde a inclusão do esporte no programa Olímpico em Seul 1988, os atletas da República Popular da China assumiram o domínio, conquistando 60 medalhas, sendo 32 de ouro.
Com o tempo, o tênis de mesa se destacou como uma das modalidades mais impressionantes dos Jogos Olímpicos, em grande parte pela agilidade dos atletas. A bola pode atingir velocidades superiores a 200 km/h, tornando-o o esporte mais rápido dos Jogos.
Em 2008, substituíram a competição de duplas por equipes, e em Tóquio 2020 incluíram a modalidade de duplas mistas, aumentando o número de eventos para cinco, igualmente divididos entre homens e mulheres.
Talentos Unisanta
O Complexo Santa Cecília possui o esporte no Ginásio Poliesportivo, que serve como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.
Além disso, muitos destaques surgem daqui! Um deles é o mesatenista da Unisanta, Guilherme Teodoro, que disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos de Paris neste ano. Durante a competição, o ceciliano esteve presente na disputa do tênis de mesa por equipes, junto com Hugo Calderano e Vitor Ishiy.
Nascido em Santos (SP), o atleta conta que começou a praticar o tênis de mesa ainda quando criança, em Guarujá, e aos poucos foi jogando torneios regionais e estaduais. Hoje é quatro vezes campeão nacional e número 122 no ranking mundial.
Fonte: Comitê Olímpico Brasil e Olympics.com)