Tênis de Mesa – Saiba mais sobre a modalidade

72

É impossível nunca ter ouvido falar sobre o tênis de mesa, também chamado de ping-pong. O esporte, criado na Inglaterra, no século XIX, é um dos esportes mais populares do mundo, com uma estimativa de 300 milhões de praticantes ocasionais e 40 milhões de praticantes federados em todo o mundo.

Conheça mais sobre!

Como surgiu o Tênis de Mesa?

Naquela época, em dias de mau tempo, um grupo de amigos ingleses decidiu se divertir imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado. Essa era uma das formas de entretenimento após jantares entre famílias inglesas de classe alta, que usavam tudo o que encontravam como equipamento.

O jogo tinha como nome original ping-pong, mas uma empresa americana o registrou como marca. A partir daí, o jogo passou a ser chamado de tênis de mesa. Contudo, as pessoas ainda hoje utilizam o nome ping-pong para se referir à prática recreativa do jogo, sem fins competitivos ou oficiais.

Com o tempo, a prática foi evoluindo e, em 1926, foram organizadas competições em Berlim e Londres, dando origem aos primeiros campeonatos mundiais que aconteceram em Londres naquele mesmo ano.

Quais são as regras do Tênis de Mesa?

Os jogadores praticam o jogo em uma mesa dividida em duas metades por uma rede no meio, utilizando uma bola extremamente leve. Eles também usam sofisticadas raquetes, ou “paddles”, compostas por uma lâmina de madeira revestida com uma superfície de borracha em ambos os lados.

As partidas de simples são no formato de melhor de sete sets, com o primeiro jogador a alcançar 11 pontos (por uma margem de dois pontos) vencendo cada set. As partidas de equipe são quatro jogos de simples e uma de duplas, cada uma no formato de cinco sets. Três jogadores compõem cada equipe, e os confrontos terminam quando uma equipe vence três partidas. Nas duplas, os jogadores se revezam para acertar a bola.

Como o Tênis de Mesa surgiu nas olimpíadas?

A modalidade apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, com competições para homens e mulheres. Em 2008, substituíram a competição de duplas pela de equipes. No programa dos Jogos de Tóquio 2020, ampliaram o número total de eventos para cinco, incluindo duplas mistas, divididos igualmente entre os gêneros.

(Fonte: Olympics)

Talentos Unisanta

O Complexo Santa Cecília possui o esporte no Ginásio Poliesportivo, que serve como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.

Além disso, muitos destaques surgem daqui! Um deles é o mesatenista da Unisanta, Guilherme Teodoro, que disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos de Paris neste ano. Durante a competição, o ceciliano esteve presente na disputa do tênis de mesa por equipes, junto com Hugo Calderano e Vitor Ishiy.

Nascido em Santos (SP), o atleta conta que começou a praticar o tênis de mesa ainda quando criança, em Guarujá, e aos poucos foi jogando torneios regionais e estaduais. Hoje é quatro vezes campeão nacional e número 122 no ranking mundial.

Em 2023, o aluno da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Ryan Victor Santos, foi campeão nacional de Tênis de Mesa nas Paralimpíadas Escolares de 2023.  Com uma carreira efetiva de 4 anos no esporte de tênis – equipe paralímpica – classe 10, o atleta é, atualmente, o 3.º do ranking Federação Paulista de Tênis de Mesa – FPTM, 9.º no ranking nacional da CBTM.