A ferramenta computacional foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do Ministério da Economia.

O Núcleo de Inovação Tecnológico da Universidade Santa Cecília (NIT-Unisanta) foi destaque em três páginas da Revista Mais Santos, por ter desenvolvido um software capaz de auxiliar na hora de ser feito o diagnóstico de câncer de pele. O programa foi criado em 2016 por um grupo de professores do Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica e um aluno da graduação em Engenharia da Computação.

O DiagCancerPeleRaman-LPA2v utiliza o espectro Raman, técnica fotônica que é capaz de fornecer informações químicas e estruturais de quase qualquer material, para poder proporcionar os diagnósticos de forma rápida e com confiabilidade.

A Prof. Dra. Dorotéa Vilanova Garcia, docente da Unisanta, uma das responsáveis pelo projeto, explicou à revista um pouco do processo de desenvolvimento do software. “Estendemos a proposta para uma única amostra ou um conjunto de um mesmo paciente e, a partir disso, executamos o estudo nos grupos patológicos, com amostra ex vivo, a fim de gerar uma classificação concluída no início de 2019. A partir daí, iniciamos o trabalho num sistema especialista apoiado em árvore de decisão, onde as amostras (in vitro, ex vivo ou in vivo) navegam pelos galhos até atingir as folhas, que resultam em seu diagnóstico final e na versão dessa patente. Assim sendo, podemos dizer que estamos trabalhando em propostas evolutivas há aproximadamente quatro anos”.

Atualmente, para ser realizado o diagnóstico de câncer de pele, são usados protocolos variados, como a visualização da lesão até testes laboratoriais, segundo o Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho. Outro ponto abordado por ele foi a dificuldade de se colocar em algoritmos os sistemas estatísticos do espectro Raman. Então, para desenvolver o software, foram usadas pesquisas do Laboratório de Lógica Paraconsistente Aplicada da Unisanta (LaboLPA), possibilitando a criação do programa de computador.

Além de Dorotéia e Inácio, também foram responsáveis pelo projeto do DiagCancerPeleRaman-LPA2v os professores Maurício Conceição, Landulfo Silveira e Marcos Tadeu Tavares, além do aluno Guilherme Gonçalves Chagas.

Ainda segundo o professor Inácio, “a Unisanta cumpre o seu papel produzindo conhecimento através de estudos e desenvolvimentos de pesquisas em seus laboratórios, pois existe o envolvimento de recursos financeiros e de pesquisadores nestes projetos, que apresentam como resultado final um produto na forma de protótipo, que pode ser identificado como uma invenção material ou um Aplicativo de Computador”.

Para conferir a matéria na integra, acesse este link.

Leia também: INPI registra software criado por pesquisadores da Unisanta para ajudar no diagnóstico de câncer de pele