O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Carlos Zündt, serviu como fonte de matéria publicada no jornalO Estado de SP, do dia 27 de maio. Com o título de “Ônibus a hidrogênio começa a ser realidade”, a reportagem abordou sobre o primeiro ônibus movido a hidrogênio no Brasil, que deverá chegar às ruas da Grande São Paulo no segundo semestre, provavelmente em julho.
Gerente de Desenvolvimento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e coordenador nacional do projeto, Zündt explicou que o sistema a hidrogênio utiliza água, mas a devolve ao meio ambiente tão pura como antes de ser usada. “Não há nada mais sustentável que isso”, completou.
Segundo Zündt, que está otimista quanto à viabilidade comercial da iniciativa, a matriz energética do Brasil está calcada em energia hidrelétrica. “O custo da mão-de-obra no País é extremamente barato e nós, brasileiros, somos os maiores fabricantes de ônibus do mundo”, afirmou, completando que o Brasil pode se tornar uma plataforma de exportação.