Neste domingo, 4/3, o reconhecimento internacional do Herbário Científico da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi destaque no Caderno Local, página A-8, do Jornal A Tribuna. Como resultado de diversos trabalhos, o Herbário recebeu certificação do The New York Botanical Garden, passando a ser o primeiro e único da região a obter esse reconhecimento.

A equipe do Herbário é composta pelos biólogos, Profª. Zélia R. Mello, curadora geral; pelo pesquisador responsável pelas fanerógamas, Prof. Paulo Salles Penteado Sampaio.

De acordo com a curadora geral do Herbário, Profª. Zélia R. Mello, o reconhecimento internacional ampliará os intercâmbios feitos pelo herbário. “Agora o herbário terá uma responsabilidade maior em relação ao Brasil. Seremos mais procurados. A certificação possibilitará o intercâmbio de plantas internacionais com os exemplares da Mata Atlântica que já possuímos”, afirmou Zélia.

O local é aberto ao público e frequentado por pesquisadores e demais interessados. Entre as pesquisas já realizadas no local está o estudo desenvolvido por Zélia sobre a utilização das briófitas como bioindicadores de poluição atmosférica em três bairros de Santos.

Visitações – O Herbário da Unisanta está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, Rua Oswaldo Cruz, 266 – Bloco B – sala 25.

O que é Herbário? – O herbário é um conjunto de plantas preservadas, organizadas segundo um sistema determinado, e que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo. Todo o trabalho científico que de alguma forma envolva plantas precisa ter um material comprobatório depositado em um herbário.

Saiba mais sobre as pesquisas do Herbário da Unisanta na matéria: Herbário da Unisanta recebe registro internacional do The New York Botanical Garden