Edital já está disponível

Já está disponível o Edital do Programa de Iniciação Científica (PIC) 2012 da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O edital traz as normas sobre o processo de chamada de propostas de projetos de iniciação científica para 2012/2013.

De acordo com a Profª. Drª. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, coordenadora do Centro Institucional de Pesquisa da Unisanta (CIPE), o edital visa selecionar propostas de projetos de iniciação científica elaboradas por docentes da Unisanta, as quais serão oferecidas aos estudantes da graduação interessados em participar do PIC, vigente para o período de agosto/2012 a julho/2013.

Bolsa

O valor da bolsa vigente é de R$ 360,00 mensais, não sendo cumulativo com quaisquer outras bolsas que venham a ser fornecidas pela Unisanta e não incidirá na matrícula. Os estudantes que tiverem aderido a programas governamentais como ProUni ou FIES terão direito a uma bolsa proporcional ao valor pago diretamente à Unisanta, limitando-se ao valor concedido mencionado. Ao professor orientador serão pagas dez horas após a entrega do relatório semestral.

O docente poderá submeter até três propostas de projetos, porém, entre as propostas aprovadas, somente um projeto de pesquisa poderá pleitear a modalidade com auxílio financeiro (auxílio na mensalidade), enquanto as demais deverão pleitear a modalidade voluntário. Nesse caso, podem participar docentes da Unisanta com titulação mínima de Doutor ou perfil equivalente (titulação de mestre com produção acadêmica expressiva), além da necessidade de possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

Pré-requisitos para alunos

É necessário que os alunos participantes possuam média igual ou superior a 6,0, exceto para alunos que ainda não tenham concluído nenhum semestre do curso. O aluno também precisa ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e não possuir vínculo empregatício com a Unisanta ou ser beneficiário de outro tipo de bolsa da Universidade ou de qualquer outra instituição. É exigida dedicação integral às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Inscrição

A inscrição no PIC Unisanta deverá ser encaminhada ao Centro Institucional de Pesquisa (CIPE), com os seguintes documentos: formulário de inscrição, disponibilizado no portal de Iniciação Científica, preenchido e assinado; projeto de pesquisa (máximo de 20 páginas contendo resumo, introdução, objetivos, metodologia, cronograma de atividades, recursos necessários e referências bibliográficas), impresso e rubricado em todas as páginas.

O orientador deverá apresentar currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; declaração de que o estudante atende aos requisitos e compromissos estabelecidos pelas normas do PIC Unisanta.

Deverão ser enviados ainda os seguintes documentos do aluno: cópia do documento de identidade e do CPF, além do currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; e cópia do histórico escolar do curso em que está matriculado, atualizado.

Ainda como parte da documentação do aluno deve-se apresentar declaração de que não recebe outra modalidade de bolsa; e de que dedicará 20 horas semanais para desenvolver o projeto; declaração de que apresentará os resultados alcançados no COBRIC, CONIC e outros eventos, em revistas científicas, quando solicitados pelo Centro Institucional de Pesquisa.

Se o projeto for voltado a seres humanos, deverá ser encaminhado para avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com as orientações publicadas no portal.

Todos os documentos acima mencionados (projeto de pesquisa, orientador e aluno) deverão ser entregues no CIPE em três vias impressas. Além disso, o projeto de Iniciação Científica também deverá ser encaminhado por via eletrônica para iniciacaocientifica@unisanta.br em formato pdf.

Calendário do processo seletivo

• Data limite para submissão de projetos: 30 de abril
  • Encaminhamento dos projetos para o comitê institucional: 7 de maio
  • Divulgação do resultado: 29 de junho
  • Início da execução dos projetos: 1º de agosto

O Centro Institucional de Pesquisa (CIPE) fica na Rua Lobo Viana, 67, no 3º andar. O atendimento é feito de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h30, e na sexta-feira, das 13h às 16h30. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (13) 3202-7100 ramal 7220 ou pelo e-mail iniciacaocientifica@unisanta.br.