Referência na área de Botânica para a Baixada Santista, o Herbário Científico da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi reconhecido internacionalmente e recebeu certificação do The New York Botanical Garden, passando a ser o primeiro e único da região a obter esse reconhecimento.

Inaugurado em 1998, o local abriga cerca de 7.100 exemplares de grupos vegetais e está cadastrado na Rede Brasileira de Herbários com a sigla HUSC. Desta coleção destacam-se: flora da restinga de Bertioga (briófitas, pteridófitas e angiospermas), algas do litoral da Baixada Santista, flora do Jardim Botânico de Santos, plantas medicinais nativas e exóticas utilizadas pela população da Baixada Santista, além de doações do Herbário da Esalq, Instituto de Botânica de São Paulo e Instituto Florestal.

O Herbário da Unisanta está associado ao Jardim Botânico de Santos e funciona como registro das coleções existentes no jardim. O objetivo é a prestação de serviços à comunidade em questões como dúvidas sobre a identidade correta de plantas, além da preservação do testemunho de estudos científicos que envolvam plantas nas áreas de Ecologia, Botânica, Fitoterapia e Farmacognosia. A principal área de estudo é o ecossistema existente na Mata Atlântica no litoral do estado de São Paulo.

A equipe do Herbário é composta pelos biólogos, Profª. Zélia R. Mello; curadora geral; pelo pesquisador responsável pelas fanerógamas, Prof. Paulo Salles Penteado Sampaio.

De acordo com a curadora geral do Herbário, Profª. Zélia R. Mello, o reconhecimento internacional ampliará os intercâmbios feitos pelo herbário. “Agora o herbário terá uma responsabilidade maior em relação ao Brasil. Seremos mais procurados. A certificação possibilitará o intercâmbio de plantas internacionais com os exemplares da Mata Atlântica que já possuímos”, afirmou Zélia.

O local é aberto ao público e frequentado por pesquisadores e demais interessados. Entre as pesquisas já realizadas no local está o estudo desenvolvido por Zélia sobre a utilização das briófitas como bioindicadores de poluição atmosférica em três bairros de Santos.

Outro trabalho de destaque produzido no herbário foi publicado no Boletim do Instituto de Botânica 2011. De autoria da bióloga formada pela Unisanta, Helen Rodrigues Carvalho, com orientação da Profª Zélia e do Prof. Fábio Giordano, ambos da Universidade, o estudo apresenta resultados do levantamento das espécies de briófitas do Parque Guapituba de Mauá, São Paulo.

Visitações – O Herbário da Unisanta está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, Rua Oswaldo Cruz, 266 – Bloco B – sala 25.

O que é Herbário? – O herbário é um conjunto de plantas preservadas, organizadas segundo um sistema determinado, e que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo. Todo o trabalho científico que de alguma forma envolva plantas precisa ter um material comprobatório depositado em um herbário.