Curso de Biomedicina da Unisanta recebe nota máxima em avaliação do MEC

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O curso de Biomedicina da Universidade Santa Cecília (Unisanta) obteve a nota máxima na avaliação realizada pela comissão do Ministério da Educação (MEC), alcançando o conceito 5 (em uma escala de 1 a 5). O reconhecimento abrangeu diversos aspectos do curso, destacando a Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

Em seu relatório, os avaliadores enfatizaram que a Unisanta atende muito bem aos requisitos relacionados aos objetivos do curso, matriz curricular e perfil do egresso, conforme estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A instituição utiliza metodologias diversificadas, incluindo aulas expositivas tradicionais, discussões de casos clínicos e metodologias ativas que promovem a autonomia dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

A avaliação também destacou, com excelente avaliação, que as práticas profissionais e estágios supervisionados são realizados em ambientes externos, todos com convênios vigentes. Além disso, a instituição inaugurou recentemente um laboratório-escola que começará a operar no segundo semestre de 2024, atendendo tanto a demanda externa quanto as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O material didático fornecido aos alunos foi elogiado por sua excelente qualidade, e as políticas de ensino, pesquisa e extensão são eficazmente implementadas por meio de diversos editais, bolsas de estudo e possibilidades de internacionalização.

O corpo docente e os tutores do curso de Biomedicina da Unisanta possuem formação multiprofissional, o que enriquece a abordagem dos conteúdos curriculares e facilita a análise crítica dos temas, conforme evidenciado nas reuniões com docentes e discentes. A inserção dos docentes na área de pesquisa proporciona acesso a conteúdo atualizado, incentivando a produção de conhecimento através de projetos de pesquisa e eventos científicos.

A infraestrutura da Unisanta foi outro ponto de destaque, com nota máxima. Os avaliadores observaram que os laboratórios gerais e específicos, bem como as salas de aula, estão adequadamente equipados para atender à demanda acadêmica. O acervo bibliográfico, composto por material físico e digital, está bem organizado e acessível aos estudantes. O laboratório-escola será um importante espaço para estágio supervisionado, oferecendo serviços à comunidade e contribuindo para a formação prática dos alunos, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

O programa de extensão, pesquisa e ensino da Unisanta, aliado aos convênios e programas de iniciação científica, monitoria e extensão, foi reconhecido como um diferencial significativo. Essas iniciativas, documentadas e comprovadas, demonstram práticas inovadoras e atualizadas que alinham o perfil do egresso às exigências do mercado de trabalho na área de Biomedicina.

Os avaliadores também destacaram a experiência profissional do corpo docente como um fator crucial para o sucesso do curso. A vivência dos professores no mundo do trabalho permite que eles contextualizem a teoria com exemplos práticos, promovendo uma compreensão interdisciplinar e atualizada das novas tecnologias aplicadas ao contexto laboral.

Sobre o Laboratório Escola

Muito elogiado pelos avaliadores do MEC, Laboratório Escola de Biomedicina, inaugurado no começo deste mês, é um espaço dedicado às análises clínicas, que não só amplia os serviços oferecidos pela instituição, mas também reforça seu compromisso com o bem-estar e a saúde da comunidade santista. Com previsão de início dos atendimentos para agosto de 2024, o novo local visa prestar serviços à comunidade de forma gratuita, concentrando-se no diagnóstico de doenças e no acompanhamento dos pacientes em busca de atendimento de saúde. Este empreendimento representa uma oportunidade única para os estudantes de Biomedicina da Unisanta, que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em um ambiente real de trabalho.

A nota máxima atribuída ao curso de Biomedicina da Unisanta pelo MEC reflete o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, a qualidade do ensino e a formação de profissionais capacitados para atuar de forma inovadora e competente no mercado de trabalho.

Segundo o Dr. Carlos Eduardo Pires de Campos, coordenador do curso de Biomedicina da Unisanta, o laboratório surge como resultado de um planejamento cuidadoso iniciado cerca de um ano atrás. Ele destaca que os alunos, desde o primeiro ano, têm acesso a aulas práticas, o que os prepara para realizar as coleta até a análise de amostras biológicas. “A partir do mês de agosto, estaremos atendendo aqui a população de uma maneira geral. O resultado ficará pronto em até 24 horas”, afirma o coordenador.

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Confirma todos os itens que receberam nota máxima no Reconhecimento do Ministério da Educação:

  • Acesso dos alunos a equipamentos de informática;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • Apoio ao discente;
  • Atividades de tutoria;
  • Atividades práticas de ensino para áreas da saúde;
  • Atuação do colegiado de curso ou equivalente;
  • Atuação do coordenador;.
  • Bibliografia básica por Unidade Curricular (UC);
  • Bibliografia complementar por Unidade Curricular (UC);
  • Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);
  • Conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria;
  • Conteúdos curriculares;
  • Corpo docente;
  • Equipe multidisciplinar;
  • Espaço de trabalho para docentes em tempo integral;
  • Estrutura curricular. Disciplina de Libras, obrigatória para licenciaturas e para Fonoaudiologia e optativa para os demais cursos;
  • Experiência no exercício da docência na educação a distância;
  • Experiência no exercício da docência superior;
  • Experiência no exercício da tutoria na educação a distância;
  • Experiência profissional do docente;
  • Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa;
  • Integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS);
  • Laboratórios didáticos de formação básica;
  • Laboratórios didáticos de formação específica;
  • Material didático;
  • Núcleo Docente Estruturante;
  • Número de vagas;
  • Objetivos do curso;
  • Perfil profissional do egresso;
  • Políticas institucionais no âmbito do curso;
  • Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem;
  • Processo de controle de produção ou distribuição de material didático (logística);
  • Regime de trabalho do coordenador de curso;
  • Sala coletiva de professores;
  • Salas de aula;
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
  • Unidades hospitalares e complexo assistencial conveniados.

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