Unisanta inaugura Laboratório Escola de Biomedicina, que prestará serviços gratuitos à comunidade

A previsão de início dos atendimentos é agosto de 2024.

Na manhã desta segunda-feira, dia 3 de junho, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugurou o Laboratório Escola de Biomedicina. Localizado na sala B11, entrada pela Rua Cesário Mota, 8, o novo espaço dedicado às análises clínicas não só amplia os serviços oferecidos pela instituição, mas também reforça seu compromisso com o bem-estar e a saúde da comunidade santista.

Com previsão de início dos atendimentos para agosto de 2024, o Laboratório Escola visa prestar serviços à comunidade de forma gratuita, concentrando-se no diagnóstico de doenças e no acompanhamento dos pacientes em busca de atendimento de saúde. Este empreendimento representa uma oportunidade única para os estudantes de Biomedicina da Unisanta, que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em um ambiente real de trabalho.

Segundo o Dr. Carlos Eduardo Pires de Campos, coordenador do curso de Biomedicina da Unisanta, o laboratório surge como resultado de um planejamento cuidadoso iniciado cerca de um ano atrás. Ele destaca que os alunos, desde o primeiro ano, têm acesso a aulas práticas, o que os prepara para realizar as coleta até a análise de amostras biológicas. “A partir do mês de agosto, estaremos atendendo aqui a população de uma maneira geral. O resultado ficará pronto em até 24 horas”, afirma o coordenador.

A Dra. Caroline Simões Teixeira Perrella, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Unisanta, expressou sua satisfação com a inauguração, enfatizando a importância deste novo espaço para a formação dos estudantes. “Parabenizo o nosso coordenador que trouxe diversas ideias para o nosso laboratório. Por ser o proprietário de um laboratório referência aqui na nossa cidade, que é o Cellula Matter, o  professor Carlos trouxe a sua grande experiência para a instalação deste local”, afirmou.

O Laboratório Escola também servirá como importante campo de estágio para os alunos concluintes do curso de Biomedicina da Unisanta. Cerca de 60 estudantes dos 7.ºs e 8.ºs ciclos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica em um ambiente real de trabalho. Sob a supervisão de um corpo científico especializado, os alunos realizarão todos os processos até a interpretação dos resultados dos exames.

Entre os exames que serão oferecidos pelo Laboratório Escola de Biomedicina da Unisanta estão: hemograma completo; urina I; parasitologia; glicose; colesterol; ácido úrico e triglicerídeos.

Para a Dra. Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta, esta iniciativa representa mais um serviço da universidade para a comunidade e destaca a importância da formação diferenciada oferecida aos alunos. “Em uma época em que temos a inteligência artificial, mas principalmente a inteligência humana, todos esses serviços múltiplos só a Unisanta pode oferecer, unindo a qualidade de todos os seus cursos”, ressalta.

A Dra. Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta, enfatiza a singularidade deste laboratório escola, onde os alunos podem, desde o primeiro semestre, colocar em prática o que aprendem em sala de aula. “Poucas instituições de ensino possuem um laboratório escola no qual seus alunos e professores podem estar a serviço da comunidade”, destacou a reitora, parabenizando os professores e alunos de Biomedicina pela iniciativa.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, a família ceciliana está muito feliz com a entrega de mais um equipamento tão importante tanto para a prática dos alunos de Biomedicina, como também para a comunidade, com os serviços que serão prestados de forma gratuita. “É uma importante realização da Unisanta e um grande investimento que fará com que os nossos alunos estejam cada vez mais preparados para o mercado de trabalho”.