A professora dos cursos de Produção Multimídia e de Jornalismo, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a designer Márcia Okida, promove a campanha “Tsurus pela Paz”, que consiste em, dobrando uma simples folha de papel e fazendo um origami, as pessoas possam meditar e colocar em cada dobra, em cada vinco, os melhores sentimentos que possuem em seu coração. “O objetivo é chegar a 1000 tsurus, para que possam ser enviados ao Memorial da Paz, em Hiroshima”, explicou Márcia.
Para a designer, essa campanha pode ser também uma homenagem ao centenário da imigração japonesa, e acredita que “devemos resgatar nossos costumes, folclore e nunca esquecer nossas origens, de onde viemos e quem somos”, explicou Okida, lembrando que seu avô, Yuchi Okida, veio de Hiroshima.
1000 Tsurus pela paz – é uma corrente de paz, amor e tudo mais que você tiver de bom. Reserve apenas alguns poucos minutos do seu dia para mentalizar pensamentos positivos ao fazer este origami, o tsuru. Depois, todos os nossos sentimentos juntos colocados em cada dobra, irão para o Memorial da Paz em Hiroshima em uma forte corrente de boas energias. Uma garotinha, Sadako Sassaki, vítima da bomba de Hiroshima, acreditava que seus desejos poderiam se tornar realidade se dobrasse 1000 Tsurus. Ao dobrar um deles, disse: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro". Ela faleceu aos 12 anos em um hospital enquanto os dobrava. Nossos tsurus irão para junto dela no monumento construído em sua lembrança onde aos pés de sua estátua encontra-se a frase "Este é o nosso grito. É a nossa oração. Paz no Mundo" Faça o seu. Dobre, mentalize, deseje de todo coração. Escreva em uma asa o seu nome e na outra o que você deseja. Para saber como fazer um tsuru e chegar às mãos da Márcia Okida, escreva para okida@uol.com.br