Depois da conquista do tricampeonato paulista júnior e sênior de inverno, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara mais um grande desafio, a partir desta sexta-feira (6). Trata-se de mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Natação Júnior/Troféu Tancredo Neves, a ser realizado até domingo (8), em Uberlândia, Minas Gerais.
O Minas Tênis Clube é o atual campeão e vem como favorito para o bicampeonato, mas a UNISANTA, única instituição não sediada em capital a ostentar títulos nacionais de natação, leva para Minas Gerais uma equipe forte, integrada por 31 homens e 19 mulheres.
Entre os nadadores da UNISANTA, estão dois dos melhores da natação brasileira na categoria: Isabelle Longo e Lucas Kanieski, integrantes da seleção nacional que irá ao Mundial Júnior, em Monterrey, no México, e grandes destaques do tricampeonato paulista júnior e sênior.
Na conquista da UNISANTA, Isabelle foi a dona do melhor índice técnico e ficou com o troféu de mais eficiente na categoria júnior I, enquanto Lucas repetiu o feito na categoria júnior II. Ambos os dois ainda dominaram, integralmente suas provas individuais, com recordes paulistas e de campeonato.
Além da dupla, individualmente, a UNISANTA ainda leva como destaques João de Lucca, também integrante da seleção brasileira que irá ao Mundial de Monterrey, bem como outros nadadores que se destacaram na conquista do tricampeonato estadual, como Andressa Barduzzi, Jhessica Karoline, Marcella Zamarioli, Yana Cléris, Cauê Paciornik, Fábio Santi, Luizinho Avelino, Rafael Roldan , Thiago Simon e Yuri Rinaldi, entre outros.
Em Uberlândia, no total, serão disputadas 64 provas, divididas em quatro etapas, sendo a primeira na sexta-feira (6), à tarde; a segunda, no sábado (7), pela manhã; a terceira, também no sábado (7), à tarde; e a quarta e última no domingo (8), pela manhã.
A delegação santista segue viagem nesta quarta-feira (4), às 22 horas. Sob a chefia da professora Rosa do Carmo José estarão os técnicos Gerson Pazian, da seleção brasileira júnior, Alexandre Paes, Elvancir Nascimento e Gehilson Santos, além do massagista e massoterapueta Nei Roblis.