No dia 10 de novembro, os alunos da Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram de uma visita técnica à Usiminas – Unidade Cubatão, uma das mais importantes plantas industriais do setor siderúrgico brasileiro.
A atividade foi conduzida pelo docente Willy Ank de Morais, que atuou na siderúrgica por 12 anos (2001–2013), e acompanhada pelo técnico de laboratório Wilson Roberto Oliveira Santos, reforçando o compromisso da Unisanta com uma formação sólida, atualizada e conectada ao cenário produtivo regional, preparando os estudantes para atuar em ambientes industriais modernos, dinâmicos e tecnologicamente avançados.
A visita permitiu aos estudantes vivenciar uma jornada pelos principais processos da cadeia siderúrgica de laminados planos em bobinas. O grupo iniciou o percurso pelo porto industrial, setor responsável pela recepção e expedição de matérias-primas, como placas de aço e produtos siderúrgicos, passando em seguida pela laminação a quente, onde observaram o processamento inicial das placas e o controle termomecânico que define propriedades fundamentais das bobinas.
Na sequência, os alunos conheceram as etapas de decapagem, laminação a frio e recozimento, compreendendo como sucessivos tratamentos, deformações e ciclos térmicos conferem ao aço características específicas para diferentes aplicações industriais.
A programação incluiu também a visita à linha de encruamento, etapa responsável pelo ajuste final das propriedades superficiais e mecânicas, além das áreas de inspeção, controle de qualidade e embalagem, onde os alunos puderam observar como tecnologia, automação, rastreabilidade e normas técnicas se integram para garantir a conformidade dos produtos.
Ao longo de toda a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de observar e relacionar a aplicação em escala industrial de conhecimentos teóricos da ciência dos materiais, processos de fabricação, conformação mecânica, análise de integridade e tratamento térmico.
A atividade foi estruturada com base na disciplina de pós-graduação “Prospecção de Inovações Tecnológicas”, ministrada pelo professor e que orienta a realização de visitas técnicas como instrumentos pedagógicos essenciais para aproximar teoria, prática e realidade industrial.
“O plano da disciplina destaca que visitas técnicas possibilitam aos alunos exercerem análise crítica sobre conjunturas produtivas, tecnologias emergentes, metodologias operacionais, segurança industrial e o papel da inovação no setor metalmecânico, elementos fundamentais da formação de um engenheiro contemporâneo”, ressalta o docente.



