O diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Aureo Pasqualeto Figueiredo, foi fonte da matéria “Maior projeto ferroviário do país vai levar grãos de Mato Grosso para Porto de Santos”, publicada pela Folha de S.Paulo no dia 16 de novembro de 2025.

De acordo com o jornal, o projeto em questão visa à construção de um corredor ferroviário para escoar a produção de grãos de Mato Grosso até a malha paulista da empresa Rumo Logística e, de lá, para o Porto de Santos. Serão construídos 743 km de trilhos, com custo estimado de até R$ 15 bi.

Além disso, a matéria aponta que, para especialistas no tema, o Brasil dá passos para reverter uma tendência de desvalorização de ferrovias. “Uma visão iniciada com o Plano Nacional de Viação no final da década de 1950. A prioridade passou a ser a instalação da indústria automotiva. Consequência do lema do presidente Washington Luiz (1926- 1930), para quem governar era construir estradas”, relata o texto.

Segundo o diretor da Unisanta, essa “era uma tentativa de condenar as ferrovias à extinção”. O engenheiro ainda destaca que a ideia no passado sempre foi de uma integração hidroviária e ferroviária. “Não tem sentido um caminhão levar carga por 2.000 km. Ele é econômico em um percurso de até 500 km”.

Confira a matéria completa abaixo: