Site da Prefeitura de Santos divulga jogo desenvolvido por alunos de Engenharia de Computação da Unisanta

280

Envolver estudantes do curso de Engenharia de Computação da Unisanta no desenvolvimento de um jogo educacional em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, com destaque à participação do seu patrono, José Bonifácio de Andrada e Silva. Essa foi a proposta do “Caça-Palavras José Bonifácio”, game produzido pelos então alunos do segundo ciclo do curso Alexsander de Oliveira, Rudney Forti Souza e Suyan Rocha Vidal e recentemente disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Santos por ocasião da comemoração do bicentenário da Independência.

Responsável pela matéria Programação Visual e Games, ministrada no segundo ciclo do curso, a professora Dorotéa Vilanova Garcia explica que o objetivo da disciplina é trabalhar a lógica de programação através de um ambiente visual de desenvolvimento com o auxílio da linguagem de programação C# e, através desse processo, buscar o envolvimento lúdico com a construção e a programação de jogos.

Também orientadora do trabalho, conduzido em parceria com o professor da Unisanta e historiador do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), João Inácio da Silva Filho, Dorotéa explica que a ideia do game nasceu justamente a partir de um convite realizado pelo professor João Inácio, que é também coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da universidade. “Iniciamos juntos um estudo para a viabilização de um projeto digital para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, surgindo a ideia de envolvermos estudantes do curso de Engenharia de Computação. Uma vez que seria necessário que o projeto fosse de interesse educacional, nasceu a proposta de desenvolvimento de um caça-palavras”, destaca.

Com o jogo já produzido, a proposta foi apresentada para a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, que compareceu à universidade para conhecer o projeto e manifestou interesse pela dinâmica e apresentação do game. “Com essa nova parceria e ajustes de conteúdo, a Secretaria de Educação do município se colocou à disposição para divulgar e distribuir o jogo na rede municipal de ensino”, ressalta Dorotéa.

Disponível para a plataforma Windows, podendo ser livremente utilizado, desde que sem fins comerciais, por instituições de ensino públicas e privadas, o jogo “Caça-Palavras José Bonifácio” pode ser baixado gratuitamente nesta página.

Fonte: https://engenharia.unisanta.br/computacao/noticias/site-da-prefeitura-de-santos-divulga-jogo-desenvolvido-por-alunos-de-engenharia-de-computacao-da-unisanta/