A Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugura, no próximo dia 23 (sexta), às 10h30, a Clínica de Especialidades Odontológicas, que levará o nome do saudoso professor Dr. Mário Sérgio Sandoval (in memoriam). O espaço, que contará com equipamentos novos e de ponta, tem como objetivo aumentar a capacidade de atendimento à comunidade da Clínica Geral de Odontologia, reafirmando o papel da Unisanta em sua Responsabilidade Social.

Na oportunidade, também será realizado um ato de homenagem ao querido Dr. Walter Denari (in memoriam), fundador e diretor do curso de Odontologia da Unisanta, que terá seu nome eternizado na Clínica Geral de Odontologia da Unisanta, pelo reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à área.

O novo espaço, localizado no térreo do Bloco F da Unisanta, tem o intuito de aumentar a capacidade de atendimento da Clínica Geral de Odontologia, localizada no segundo andar do Bloco E do campus, e suprir as necessidades de alunos e pacientes.

Uma das marcas registradas do curso de Odontologia da Unisanta, a Clínica de Odontologia permite um contato prático dos alunos desde o primeiro ano de curso. Supervisionados por professores, os estudantes reproduzem todos os procedimentos de um consultório e realizam atendimentos a diversos pacientes, desde crianças até adultos, em todas as áreas, como Dentística, Endodontia, Prótese, Cirurgia, Implante, Odontopediatria, Endodontia, etc.

A Clínica Geral de Odontologia, com 80 consultórios individuais, 5 aparelhos de raio X, sendo 2 digitais, sem uso de filme, está localizada no segundo andar do Bloco E e será mantida. Mas, com a criação do período noturno do curso, que tem a duração de 10 semestres (antes só havia Odontologia no período integral, com 8 semestres de duração), o número de alunos matriculados aumentou expressivamente, por esse motivo a direção da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade resolveu instalar novos equipamentos em outro espaço. Além disso, a nova clínica possibilitará a realização de novos cursos de pós-graduação em diversas áreas.

“Devido ao alto número de alunos, essa clínica manterá a carga horária prática sem prejuízo para os alunos, o que continuará sendo nosso grande diferencial”, destacou a diretora de Ciências da Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Simões Teixeira Perrela, que ainda complementou: “Nós vamos conseguir aumentar o número de cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento”.

Ainda de acordo com a Dra. Caroline, é muito gratificante poder ampliar o número de atendimento a mais pacientes. “Hoje a atual clínica já realiza cerca de 40 mil procedimentos anualmente, aberta a toda comunidade. Esse é o nosso diferencial. Aqui o aluno realmente sai formado e capacitado, com uma carga horária prática, diferenciada”, finaliza.

Equipamentos – A Clínica de Especialidades Odontológicas terá equipamentos acoplados da marca Gnatus, pias com torneiras acionadas por sensor fotossensível, dois mochos (cadeira ergonômica) por equipo, negatoscópio (painel de luz projetada para leitura mais precisa de exames de imagem), farmácia com fácil acesso de primeiros socorros e distribuição de materiais aos alunos, dois aparelhos digitais de radiografia periapical, paredes e portas baritadas e vidro plumbífero (ideais para locais com procedimentos radiológicos), seis bombas a vácuo (que fazem a sucção dos fluidos bucais), etc.

“São boxes individuais, consultórios dentários, com divisórias de granito, ar-condicionado com um filtro diferente do usual, tudo dentro das normas de biossegurança”, disse a coordenadora do curso de Odontologia da Unisanta, Dra. Rosangela Aló Maluza Florez.

Foram adquiridos ainda refletores com três LEDs, o que não muda cor de resina, não esquenta paciente, não dá uma discreta distorção. “Nós, dentistas, precisamos muito da luz do dia e esse refletor é muito próximo disso. […] Tudo o que é necessário para o bem-estar do paciente, do profissional e do aluno vai ter nessa clínica, com multimídia para projeções simultâneas de procedimentos”, finaliza a coordenadora.

Sobre os atendimentos atuais –
Hoje a Clínica Geral de Odontologia da Unisanta – Clínica Dr. Walter Denari realiza cerca de 40 mil procedimentos anuais nas seguintes áreas: Odontopediatria; Prótese Dentária: total, unitária, fixa e removível; Dentística; Endodontia; Periodontia; Cirurgia – exodontias; Estomatologia: diagnóstico de doenças da cavidade bucal (prevenção de câncer); e Ortodontia Preventiva. Além de atender pacientes especiais – desde bebês até adultos com técnicas lúdicas de manejo odontológico e clínica de bebês. Possui ainda o Centro de Diagnóstico por Imagem, com um aparelho de Radiografia Panorâmica. A Unisanta foi a 1.ª do estado de São Paulo e a 2.ª do país a adquirir o aparelho.

Serviço
Inauguração da Clínica de Especialidades Odontológicas da Unisanta e homenagem póstuma aos saudosos professores do curso de Odontologia da Unisanta Walter Denari e Mário Sérgio Sandoval
Dia: 23/9
Horário: 10h30