O curso superior de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais EAD da Universidade Santa Cecília – Unisanta obteve a nota 4 (escala 1 a 5) do Ministério da Educação (MEC) na renovação de seu reconhecimento. Com elogios ao acervo da bibliografia complementar, acesso a equipamentos de informática, salas de aula, experiência do corpo de tutores em educação a distância, experiência profissional dos docentes, esquipe multidisciplinar, a comissão avaliadora do MEC realizou a visita virtual com professores e profissionais envolvidos na infraestrutura que torna o curso especial para os alunos.

Para o professor Marcelo Cruz, diretor de EAD, uma nota 4, em um processo tão complexo, é de fato muito importante para a Universidade, que tem como principal característica a qualidade da educação e seu compromisso com os alunos, independente da modalidade do curso: “O instrumento de avalição é composto por 58 indicadores, avaliados um a um, sendo atribuídos conceitos de 1 a 5 em todos eles. Após todos os conceitos atribuídos, é somada a nota final. Uma nota 4 é de fato muito importante e de grande complexidade para ser obtida, uma vez que são avaliados aspectos institucionais, informações e organização do curso avaliado, corpo docente, infraestrutura oferecida e há, também, a participação dos alunos. EAD da Unisanta segue cumprindo todos os aspectos com um alto nível de qualidade. Todos os cursos EAD que passaram pelo processo de reconhecimento obtiveram nota 4 ou 5”.

O corpo docente possui ampla experiência no exercício da docência na educação a distância, média superior a 10 anos de experiência, o que permite que a Universidade consiga identificar as dificuldades dos discentes, expor conteúdo dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção de aprendizagem.

Outros pontos elogiados pela comissão:

“Fica evidente a competência dos docentes para identificarem as dificuldades de aprendizagem dos discentes e adequação dos temas e conteúdos, modulando a linguagem e utilizando exemplos. Vale ressaltar que as ferramentas diferenciadas apresentadas pela Plataforma são capazes de identificar as dificuldades dos alunos, expor o conteúdo em linguagem acessível, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos e elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem e avaliações e, por conseguinte, utilizar os resultados para redefinição de sua prática docente”.

“Após realizar reunião com as integrantes da equipe Multidisciplinar, a Comissão entendeu que referida equipe realiza de forma excelente o suporte às atividades EAD do curso”.

“As vagas estão em conformidade com o dimensionamento do corpo docente atuante no curso e as condições de infraestrutura (salas de aula, disponibilidade do estúdio, quantidade de laboratórios e equipamentos por discente, acervo bibliográfico) existentes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, na forma estabelecida pelo projeto pedagógico do curso, fundamentado em estudos periódicos quantitativos e qualitativos, realizados através de pesquisas na comunidade acadêmica, dando condições físicas e tecnológicas ao desenvolvimento do curso”.

“A plataforma está em constante atualização pela sua equipe de desenvolvedores e pela equipe de programadores da IES. É utilizada para os cursos que são ofertados na modalidade EAD, além de atender aos programas presenciais para abrigar a oferta de disciplinas on-line, conforme legislação em vigor. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado componente curricular. Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo”.