Os ex-alunos Rafael Cabral (futebol), Lígia Silva (tênis de mesa) e Carlos Farrenberg (natação); o aluno Bruno Mendonça (judô), além de Lucas Maciel, que integra a equipe de tênis de mesa do Santa Cecília, são os representantes da Unisanta na competição.

Nesta segunda-feira (16), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) reuniu três dos cinco atletas que representarão a instituição nos Jogos Olímpicos e nas Paralimpíadas de Londres 2012. Lígia Silva, do tênis de mesa; Bruno Mendonça, do judô e Lucas Maciel, do tênis de mesa paralímpico, falaram sobre as suas expectativas para a maior competição do planeta.

A Unisanta será representada ainda pelo goleiro da seleção brasileira de futebol, Rafael Cabral e pelo nadador Carlos Farrenberg, que participará das Paralimpíadas. Conhecida por incentivar o esporte e revelar talentos em diversas modalidades, a Universidade é representada nos Jogos Olímpicos desde 1988, com a participação do nadador Davi Castro, nas Olimpíadas de Seul.

Além dos atletas, o professor das Faculdades de Fisioterapia e Educação Física e Esportes (Fefesp) da Unisanta, Dr. Marco Antonio Ferreira Alves, também estará em Londres e esteve na Unisanta na manhã de hoje. Alves foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, para realizar os atendimentos de fisioterapia nos atletas, durante as Paralimpíadas, em Londres.

“Já participei dos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Londres será minha terceira vez na competição. Tenho o foco na cabeça e os objetivos em dia. Não penso em parar. Vou participar desta Olimpíada já pensando nos Jogos Olímpicos do Rio 2016”, afirmou a experiente Lígia.

“É um momento sublime para a Universidade. Os atletas estão coroando o trabalho desenvolvido nos bancos escolares e nas atividades esportivas. Estaremos ao lado dos atletas, em pensamento e coração, vibrando a cada momento”, disse o Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira.

Ausência de Ana Marcela – Teixeira lamentou a ausência da nadadora Ana Marcela Cunha, da Unisanta, nos Jogos Olímpicos de Londres. “É uma das maiores injustiças a líder do ranking mundial de maratonas aquáticas não estar presente na competição”.

Ana Marcela disputou a vaga olímpica, em julho de 2011, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai. Apenas as 10 primeiras colocadas conseguiram se classificar para a competição. Ana Marcela ficou com o 11º lugar, sendo considerada primeira suplente.

Uma atleta da Nova Zelândia desistiu da competição, mas por ter se classificado em outra seletiva, a Federação Internacional de Natação (FINA), não considerou a possibilidade de Ana Marcela substituí-la.

Para o presidente da Fundação Pró-Esporte, Rogério Sampaio, o trabalho da Unisanta dirigido à educação e ao esporte tem fundamental importância para os alunos, atletas e a população santista. “Não é fácil para entidades educacionais e esportivas, como a Unisanta, colocar atletas nas Olimpíadas. Temos que aplaudir o investimento que a Universidade vem fazendo. Como ex-atleta, o conselho que eu posso dar é que eles continuem caminhando com humildade, treinando com afinco e seguindo as orientações dos técnicos”, afirmou Rogério Sampaio.

Saiba mais sobre os representantes da Unisanta em Londres

Professor da Unisanta é convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro