Foram convocados: os ex-alunos Rafael Cabral (futebol), Lígia Silva (tênis de mesa) e Carlos Farrenberg (natação); o aluno Bruno Mendonça (judô), além de  Lucas Maciel, que integra a equipe de tênis de mesa do Santa Cecília.

Conhecida por incentivar o esporte e revelar talentos em diversas modalidades, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) terá mais uma honraria nos próximos dias. Entre julho e setembro, a Unisanta terá três representantes nos Jogos Olímpicos 2012 e dois na versão paralímpica, voltada para atletas com necessidades especiais.

Entre eles, inclusive, está o goleiro titular do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira, Rafael Cabral. Ele jogará nas Olimpíadas, que acontecem de 27 de julho a 12 de agosto, junto ao judoca Bruno Mendonça e à mesatenista Lígia Silva. Já o nadador Carlos Farrenberg e o mesatenista Lucas Maciel disputarão as Paralimpíadas entre 29 de agosto e 9 de setembro. Ambos os torneios serão disputados em Londres.

Apesar de sua convocação já ser esperada por muitos, o último a saber da notícia foi Rafael Cabral, que fará sua primeira competição oficial pela Seleção. Na quinta-feira (5/7), o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Mano Menezes, divulgou a lista de convocados e o nome do ex-aluno da Unisanta foi citado entre os goleiros.

Formado na Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP) desde dezembro de 2010, ele garante empenhar-se na busca do título inédito para o País. “Estar na Seleção é um sonho. O Brasil nunca conquistou um ouro e ter essa possibilidade me deixa empolgado”. Considerando as últimas partidas do Brasil, que contaram com Rafael no gol, o arqueiro do Santos deve ser o titular em Londres.”Vou trabalhar para chegar ‘voando’ nas Olimpíadas”, promete.

Outra presença garantida no torneio é o judoca Bruno Mendonça. Aluno do primeiro ano de FEFESP e 14º no ranking mundial, ele trancou provisoriamente a matrícula devido às viagens deste ano. Ele conta que ainda há algumas provas para fazer e que, se não fossem os compromissos esportivos, já estaria no segundo ano. “Quando frequentava as aulas com mais freqüência, meus professores e colegas de classe sempre me perguntavam como eu estava indo nos campeonatos. Eles ficavam felizes com minhas conquistas e sempre me deram a maior força”.

Aos 27 anos, Bruno lutará na categoria Leve até 73 kg. Ele afirma estar se preparando da melhor forma possível para não ser surpreendido na competição olímpica. “Estou trabalhando a parte técnica, física e mental”. Bruno ganhou notoriedade após ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no ano passado, em Guadalajara, no México. Ele também foi campeão dos Jogos Mundiais Militares 2011 e da Copa do Mundo de São Paulo 2010 e vice no Mundial por dois anos seguidos (2010 na Turquia e 2011 em Paris).

Formada também em Educação Física na Unisanta em 2006, Lígia Santos Silva é uma das atletas mais vencedoras que já passaram pelo Santa Cecília. Há mais de 10 anos no topo do Ranking Brasileiro de Tênis de Mesa, a atleta também representará o País nas Olimpíadas e já se encontra em São Bernardo para treinar com a Seleção.

Campeã latino-americana, Lígia saiu de Manaus (AM), onde nasceu, em busca de condições de praticar o esporte que tanto ama. E encontrou em Santos, mais especificamente na Unisanta. Aos 31 anos, ela não se imagina em outro lugar. “Cheguei, fiquei e quero morrer aqui. Não tem dinheiro que me tire de Santos, já me considero santista. As pessoas são muito acolhedoras”.

Paralimpíadas

A Unisanta também será representada nas Paralimpíadas, pelo nadador Carlos Farrenberg e o mesatenista Lucas Maciel. Quinto melhor do mundo e terceiro do País em sua categoria, Farrenberg disputa o torneio pela segunda vez. A primeira foi em 2008, em Pequim, quando ficou em quarto lugar nos 50 metros livre e quinto nos 100 e 400 metros livre.

Na Seleção Brasileira Permanente desde 2005, o nadador quase não pôde vivenciar este momento. Sua autocrítica exacerbada e a não aceitação dos próprios resultados fez com que ele desistisse da promissora carreira aos 14 anos, mesmo já com vários títulos no currículo. “Achava que treinava demais e não obtinha os resultados que eu deveria obter”, justifica o paratleta, que perdeu cerca de 80% da visão, devido ao contágio por toxoplasmose durante a gestação.

E a Unisanta teve papel fundamental em sua recuperação, pois foi se inscrevendo no curso de Educação Física que ele viu retornar sua autoconfiança. “Cheguei a fazer seletiva para Atenas, fui meio pretensioso. Claro que não consegui, mas comecei a ver tudo acontecer e continuei”. Farrenberg se formou em 2006.

Já Maciel garantiu sua vaga em Londres ao conquistar a medalha de ouro no Parapan-Americano 2011 na disputa individual de tênis de mesa Classe 11 (para deficientes intelectuais). Ele confessa não sentir mais aquele “friozinho na barriga”. “Quando comecei minha carreira, viaja para as competições e me sentia inseguro. Hoje, vou tranqüilo”.

Apesar do ouro, o paratleta não se iludiu e se preparou desde o fim do ano passado. “O desafio nas Paralimpíadas será maio, mas estou pronto. A meta, agora, é trazer mais uma medalha”. Maciel integra a equipe de tênis de mesa da Unisanta.