No próximo sábado, dia 23/6, estudantes de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) embarcam com destino à Europa, onde participarão do intercâmbio internacional em um dos mais importantes centros de pesquisa em microeletrônica do mundo, o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA), na França.

Eles fazem parte da 17ª turma enviada pela Unisanta à França para estágio no Ateliê Interuniversitário de Microeletrônica (AIME), que recebe apenas, além dos estudantes brasileiros, alunos da França e da Espanha. Durante uma semana, os universitários participarão de todo o processo de fabricação de circuitos integrados (chips), produzindo esses componentes eletrônicos com o uso da nanotecnologia. No total, eles permanecerão 15 dias na Europa, entre França, Espanha e Inglaterra.

Participam os seguintes alunos de Engenharia Eletrônica, Elétrica, de Telecomunicações e de Computação: Danilo Oliveira, Jefferson Santos, Jessica Gonçalves, Rafael Ambrosio, Luis Santana, Lucas Vital, Silvio de Brito, Djalma Chaves Neto, João Salgado, Nayara Custódio, Jaqueline Santos, Eder Fonseca, Alexandre Guimarães, Lincoln Ribeiro e Ingrid Espindola. A supervisão é do professor Djalmir Correa Mendes.

Além do estágio, o grupo conhecerá o Centro de Fabricação e Estudos de Navegação Aeroespacial da Airbus, com sede em Toulouse, incluindo uma visita à aeronave A380, a maior do mundo na categoria comercial, com capacidade máxima para 853 passageiros. De acordo com o professor Mendes, “os sistemas de comando e aterramento daquela aeronave apresentam uma tecnologia de ponta que muito interessará os alunos”.

Expectativa – Jaqueline Marques Vieira Santos, 24 anos, aluna do 4º ano de Engenharia de Telecomunicações, está ansiosa por realizar o intercâmbio e conhecer um pouco da cultura europeia. “Tomei conhecimento desse intercâmbio internacional ao pesquisar sobre a Unisanta antes mesmo de ingressar no curso de Engenharia. Conheci ex-alunos que já haviam participado do projeto e, a partir de então, não tive dúvidas. Escolhi a Unisanta e desde o primeiro ano procurei saber mais sobre o intercâmbio”, contou a futura engenheira que durante seis meses participou do processo de seleção para Toulouse, incluindo aulas teóricas ministradas aos sábados e avaliações.

Estavam inscritos 48 candidatos para o preenchimento de 15 vagas e até a frequência fez parte dos critérios de seleção, ressaltou Jaqueline. A universitária pretende voltar e se especializar nessa área, assim como muitos outros participantes do intercâmbio, que após a experiência na França deram prosseguimento à qualificação acadêmica por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado.

A possibilidade de estagiar em microeletrônica na França também foi fator decisivo na escolha de Luis Eduardo Simões, 23 anos, pelo curso de Engenharia da Unisanta. “Já conhecia o professor Mendes antes de entrar na Faculdade e, ao saber do intercâmbio, não tive dúvidas em optar pela Engenharia”. Também no 4º ano de Engenharia de Telecomunicações, Simões já trabalha com Tecnologia de Informação (TI) e, com o estágio em Toulouse, quer aprofundar seus conhecimentos em microeletrônica.

De acordo com o professor Mendes, grande parte dos integrantes da viagem entrou na Unisanta já sonhando em participar do intercâmbio que a Instituição mantém com o centro de pesquisas francês. “Somos referência em formação na área de microeletrônica no país, devido à experiência adquirida na Europa. Mais de 200 alunos de Engenharia da Unisanta já passaram pelo projeto Toulouse”, destacou.

Durante a entrega do documento emitido pelo governo da França e que oficializa a participação no intercâmbio, a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, ressaltou a oportunidade que o grupo terá de enriquecimento científico e cultural. “Vocês têm o privilégio de participar de um projeto que proporciona um enorme diferencial na formação profissional e intelectual. Nenhuma outra instituição de ensino brasileira é credenciada para esse estágio em Toulouse, fato que os coloca em uma posição diferenciada no mercado de trabalho”.

O perfil profissional adquirido pelos alunos da Unisanta e que chama a atenção das empresas foi destacado pelo pró-reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira. “É uma emoção enviar mais um grupo de cecilianos à França, possibilitando que tenham contato com o que há de mais moderno em tecnologia na área de microeletrônica, além da imersão em uma cultura tão importante como a da França”.

O resultado, complementou Teixeira, temos comprovado ao longo dessas cinco décadas de existência do Complexo Educacional Santa Cecília. Alunos com excelente formação acadêmica e pessoal, dos quais temos muito orgulho, e que são procurados por grandes empresas do País e do exterior.