Multipremiado, Gabriel Nóvoa, ex-aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, completa 10 anos na multinacional Microsoft

Por EC-EE/Unisanta

Vivendo atualmente em Portugal, Gabriel Nóvoa, ex-aluno do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, acaba de ser novamente homenageado – desta vez por seus 10 anos de atuação na multinacional Microsoft, uma das líderes globais em soluções para o setor de tecnologia, onde colabora como engenheiro na área de Serviços e Suporte para a plataforma Microsoft Teams. Criada há quase 50 anos e sediada nos Estados Unidos, a companhia é responsável por dezenas de produtos e serviços, entre eles o mundialmente famoso sistema operacional Windows, o pacote de soluções 365, a plataforma colaborativa SharePoint e o navegador Edge, entre diversas outras soluções.

Trajetória – Na empresa desde 2013, Gabriel passou por diferentes cargos, iniciando como engenheiro de campo principal e trabalhando como contato técnico avançado para a solução de problemas para clientes corporativos da região da Latam (América Latina). Também auxilia no desenvolvimento de estratégias para contas Premier, estabelecendo relacionamentos com gerentes técnicos de contas.

Após 4 anos, Gabriel mudou-se para Portugal para trabalhar na área de Serviços e Suporte para clientes da região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África), sendo o ponto de contato técnico para clientes da plataforma de colaboração na nuvem SharePoint Online. “Essa mudança envolveu não apenas uma adaptação pessoal a um novo contexto cultural, mas também o desafio de lidar com clientes de diferentes nacionalidades, com expectativas e hábitos distintos dos que eu estava acostumado. Foi preciso desenvolver novas competências, como a comunicação intercultural, a flexibilidade e a empatia para entender as necessidades e as preferências dos nossos parceiros e oferecer soluções adequadas e satisfatórias. Essa experiência me proporcionou um grande aprendizado e crescimento profissional, além de ampliar minha visão de mundo”, revela.

Pouco mais de um ano e meio depois, o ex-aluno foi promovido a engenheiro de escalação, responsável por ser a ponte entre o cliente e as equipes de desenvolvimento do produto e referência técnica para os demais engenheiros da equipe. Passados pouco mais de 2 anos, voltou a colaborar como engenheiro na área de Serviços e Suporte, agora atuando na equipe do Microsoft Teams, sua posição atual: “Atuo como contato interno dos clientes Premier para a resolução de problemas complexos, trabalhando em conjunto com as equipes de Engenharia de Produto. O foco técnico é auxiliar os clientes que desenvolvem soluções e aplicações customizadas através de código para o Teams, ajudando-os a garantir o sucesso de soluções personalizadas”.

Entre os principais valores defendidos pela companhia que mais atraem Gabriel estão inovação, diversidade, inclusão, responsabilidade social, ética e integridade. “A cultura da Microsoft é baseada na missão de empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais e, para isso, incentiva seus colaboradores a serem curiosos, criativos, colaborativos e orientados para o cliente. A Microsoft também valoriza o aprendizado e a melhoria contínuos, além do feedback construtivo. “Admiro a empresa também por sua capacidade de se reinventar, se adaptando às mudanças do mercado e de gerar impacto positivo na sociedade”, explica.

Multipremiado – Além dos troféus comemorativos de 5 e 10 anos de empresa, Gabriel foi premiado por seu desempenho em outras oportunidades, conquistando, apenas nos últimos 5 anos, mais 4 prêmios internos, sendo 2 por excelência na entrega de treinamentos internos e outros 2 por impacto e inovação. Além da recompensa recebida pela criação de uma ferramenta interna global para a gestão de clientes estratégicos, recebeu ainda reconhecimento pelo impacto causado na ajuda a um parceiro de negócio ucraniano que desenvolveu sistemas de apoio a hospitais locais na recepção de vítimas da guerra na Ucrânia através da plataforma Teams.

Sobre a relevância da universidade para a sua formação, o ex-aluno de Engenharia de Computação considera de extrema importância os conceitos e conhecimentos adquiridos durante o curso para o desenvolvimento não apenas da base de conhecimento profissional, mas também da visão crítica e habilidades exigidas em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. “A universidade proporciona o primeiro contato do futuro profissional com a área que escolheu para sua carreira. Acredito que, somadas, as experiências profissionais e acadêmicas tornam o profissional mais completo e apto para os desafios do dia a dia. A universidade te coloca diante de situações que ajudam a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos, análise e pesquisa científica”, finaliza.