Curso de Nutrição realiza ação de Educação Alimentar e Nutricional

246

Os alunos do curso de Nutrição irão realizar ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com as crianças da Natação da Unisanta, no dia 23/10, das 8h às 9h30, no pátio do Bloco E.

A atividade irá abranger crianças de 3 a 10 anos e abordará a importância do consumo de frutas, verduras e legumes e da higiene adequada das mãos. Todas as ações serão com atividades lúdicas a cada faixa etária para consolidar melhor o aprendizado.

A docente Tássia do Vale Cardoso Lopes, que ministra a matéria Educação Alimentar e Nutricional no curso, conta que a ideia veio da necessidade de realização de uma atividade prática para a disciplina de Educação Alimentar e Nutricional aliada aos distintos desafios da população em busca de uma alimentação saudável.

“A participação do público infantil em ações de EAN é extremamente importante visto o crescente aumento de doenças crônicas não transmissíveis nesse público, o que pode estar relacionado ao aumento no consumo de alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura pelas crianças”.

Além disso, ela ressalta que, como muitas crianças não conhecem o grupo dos legumes, verduras e frutas, limitam-se ao consumo de alguns participantes desse grupo. Com isso, o intuito deles é apresentar a variedade de hortaliças e sua importância ao organismo, para que as crianças já possam fazer escolhas saudáveis desde hoje, visando melhorar o cenário epidemiológico de doenças crônicas no futuro.

Por fim, a ação implica que os alunos apliquem a parte teórica do planejamento e ação de uma educação alimentar e nutricional na prática, observando os principais desafios em realizar uma ação de educação nutricional em diferentes locais e para diferentes grupos etários.