Especialistas debaterão na  Universidade o problema que poderá afetar gravemente a saúde e a subsistência da humanidade,  e que já vem dizimando a flora e a fauna marinhas.  O encontro faz parte da Semana do Meio Ambiente, que  terá  o lançamento,  no Brasil,  do Movimento Internacional Break – Free  From Plastic.          

Os mares contaminados por plásticos,  que estão matando a flora e a fauna marinha,  serão tema do I Seminário  Internacional  de Oceanos Livres de Plásticos, a ser realizado na Universidade  Santa Cecília  (Unisanta),  nos dias 7 e 8 junho, com a  presença de especialistas na área, do  Brasil e do exterior.

As atividades integram o programa da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Santos,  Instituto Pólis e Fórum da Cidadania de Santos, com patrocínio da Codesp e apoio da SEMAM – Santos, Instituto de Pesca, Unisanta e Unifesp.

O Seminário Internacional está inserido na Grande Ação – Oceanos Livres de Plásticos.  A Unisanta está engajada em outras atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o  Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).

Seminário Internacional: debates do  dia 7/6  (manhã)

O Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos na Unisanta será realizado nos dias 7/6 (quinta-feira)  e 8/6 (sexta), das 9 às 12 e  das 14h  às 16h, no Auditório do  Bloco E  da Unisanta, na Rua Cesário Mota, 8. Bloco E, quarto andar.

Na abertura, às 9 horas, participam a Companhia Docas do Estado de São Paulo, Aliança Resíduo Zero Brasil, Fórum da Cidadania de Santos, Secretaria do Meio Ambiente de Santos e Unisanta.

Às 10h, o tema será Contexto Global da Poluição por Plásticos nos oceanos: campanhas e estratégias de enfrentamento – GAIA – Global              Alliance for Incinerator Alternatives, ONU – Campanha Mares Limpos, Instituto Oceanográfico –  USP.

Às 11h, o  Instituto de Pesca do Governo do Estado de São Paulo,  o Instituto Ecofaxina e o Instituto Mar Azul  abordarão  Diagnósticos: origens  e tipos de detritos  nos oceanos.

 Temas do dia 7/6 (tarde)

Avanço das pesquisas sobre o impacto dos plásticos no ecossistema marinho será o tema  da primeira exposição  da parte da tarde, às 14h.  Participam Unifesp, Unesp, Unisanta, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade,  Ministério do Meio Ambiente – CMA-ICMBio – MMA.

Às 16h, serão apresentadas as Iniciativas regionais: planos de ação, projetos para a conservação da vida dos oceanos – a cargo do IBIM, Instituto Biopesca, Instituto Gremar (Resgate e Habilitação de Animais Marinhos), Instituto Mantas do Brasil e Instituto Albatroz.

 

Dia 8/6, manhã: práticas adotadas

A coleta de resíduos plásticos, práticas e responsabilidades nortearão os debates do último dia do Seminário na Unisanta.

Às 9h, Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), o Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR), a Aliança Resíduo Zero Brasil debaterão  a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Responsabilidade Estendida do Produtor na coleta e tratamento dos recicláveis.       

Às 11h30, o Programa  Resíduo Zero,  da Prefeitura de São Francisco/Califórnia (EUA),  será apresentado on-line, durante a exposição sobre Experiências de Resíduo Zero e medidas para a redução de produção de plásticos.   

 

Dia 8/6, à tarde: Break Free  Plastic –  on-line  e Carta Compromisso

O movimento Break Free Plastic  será lançado às 14 horas,  on-line, dentro do tema Práticas adotadas e soluções em perspectiva para eliminar a poluição nos oceanos. Participação do Instituto  Argonauta,   Gaia e Instituto Ecosurf.

O Seminário terminará com apresentação da Carta de Compromisso Oceanos Livres de Plásticos, a partir das 16h30.  

Leia também outras atividades da Unisanta em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Confira: Estômago de baleia morta na Tailândia estava cheio de plástico