De segunda a sexta-feira, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) dá início à Semana Ceciliana. Profissionais do setor de comunicação e professores da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC/Unisanta) ministram palestras, minicursos e oficinas sobre os mais variados temas. Na abertura, segunda-feira, às 19h, no Anfiteatro 1 do bloco D, será lançado o livro "O Brasil dos Correspondentes", no qual 30 jornalistas da imprensa estrangeira contam como realizaram reportagens sobre o Brasil publicadas pelo mundo todo entre 1977 e 2007.
Programação:
Segunda-feira
Jornalismo – Das 10h às 12h, no Cineclube da Universidade, o tema do mini-curso será “África para jornalistas”, com o professor Marcus Batista. Às 19h, no Anfiteatro I do bloco D, “O Brasil dos correspondentes” será o assunto da mesa-redonda, com participação da Associação dos Correspondentes Estrangeiros. Os convidados são a jornalista Verônica Goyzueta, correspondente da agência MERGERMARKET, do grupo Financial Times, e do jornal ABC, da Espanha; Thierry Ogier, correspondente do diário econômico francês Les Echos e colaborador do Economist Intelligence Unit (EIU), da divisão de pesquisa do grupo The Economist; Luiz Fernando, jornalista do jornal A Tribuna; e o professor Marcus Batista.
Publicidade e Propaganda – Às 10h, na sala 816, bloco E, palestra sobre “Produção de Curtas-Metragens e Videoclipes”, com o professor Edison Delmiro. Às 19h30, no Anfiteatro 2 do bloco D, o tema será “Mercado Publicitário num país chamado Brasil”. Os convidados são: Ricardo Ramos, diretor de atendimento da Agência Publicis e Conselheiro do Conar; André Porto Alegre, diretor da Circuito Digital, Conselheiro do Conar e Diretor da APP.
Terça-Feira
Jornalismo – Na terça-feira, das 9h às 10h, o prof. Luiz Nascimento dará mini-curso sobre “Fotografia Digital”, na sala M426. Das 10h30 às 12h, acontecerá a continuação de “África para jornalistas”, com o prof. Marcus Batista, na sala M426. Às 19h30, no Anfiteatro I do bloco D, editores das TVs da Baixada Santista serão os convidados para ministrar a palestra “TV Regional: o perfil do profissional”, sob responsabilidade dos professores André Rittes e Alessandra Pereira.
Publicidade e Propaganda – As 9h, na sala 816, bloco E, oficina com tema “Empreendedorismo – Identificando Oportunidades” O convidado será professor Júlio César Almeida, da Tainer Assessoria de Marketing e Repre. Ltda. As 19h, no bloco D – Anfiteatro I, palestra sobre “Quem são as pessoas?”. Conheça o 4Cs, uma segmentação psicográfica exclusiva da Agência Y&R usada nas campanhas do mundo todo capaz de identificar 7 tipos de pessoas através de seus comportamentos. O convidado é Tales Giacomello, da Agência Young & Rubicam do Brasil e gerente de Planejamento das Casas Bahia.
Quarta-feira
Jornalismo – Das 9h às 10h30, no Cineclube, o professor Fernando De Maria ministrará palestra sobre “O Jornalista empreendedor”. Logo em seguida, no mesmo local, a profa. Valéria Nader dará a oficina A Leitura e a construção da escrita. Às 19h, no Anfiteatro I do bloco D, acontecerá debate sobre “O papel dos assessores de comunicação nas eleições municipais”, com mediação do diretor da FaAC, Prof. Humbeto Challoub. Os convidados são: Luiz Gustavo de Mesquita Soares, assessor da candidata Eneida Koury; Francisco La Scala, assessor do candidato João Paulo Papa; Alessander Vigna assessor do candidato Natan Kogos; Carolina Marchioli, assessora do candidato Mariângela Duarte e Reginaldo Pacheco, assessor da candidata Maria Lúcia Prandi.
Publicidade e Propaganda – As 10h, ns sala 816, no bloco E, oficina sobre “Atendimento Publicitário”. Com o professor Aristides Brito, diretor de atendimento da Impacto Mais Comunicação. É membro do Clube de Executivos de Marketing da ABA e sócio da Sociedade Brasileira de Neurociência/USP. Já às 19h, no 4º andar do bloco E, palestra sobre “Marketing no Varejo – O Poder da Baixa Renda”, com Marcelo Victor Teixeira, Diretor Comercial e de Marketing da Assurant Solutions.
Quinta-feira
Jornalismo – Às 9h30, no Cineclube, o tema do debate será “O desenho de humor na imprensa diária”, com o professor Da Costa. E, as 19h, no Anfiteatro I do bloco D, a jornalista da TV Tribuna e ex-aluna da Unisanta, Audrey Kleys, é a convidada para o debate sobre “O papel do jornalista frente o direito de resposta”.
Sexta-feira
Jornalismo – Às 9h30, encerrando as atividades da Semana, haverá, no Cineclube, o mini-curso “A fotografia e a linguagem na web”, com Durval Moretto Júnior, professor e fotógrafo do SESC/ Santos.