Ansiedade e nervosismo fazem parte dos momentos que antecedem a prova do vestibular. Para tranqüilizar os alunos e prepará-los para a realidade, o exame que farão um dia, o Colégio Santa Cecília faz bimestralmente, simulados, mobilizando professores e funcionários, com uma logística preparada para o evento.

Nesta sexta-feira (7), os estudantes cumpriram todo o ritual de um vestibular. Compareceram 30 minutos antes no local, previamente identificados, e direcionaram-se para as salas especificadas em edital, expostas nos corredores da escola. Foram encaminhados para os locais das provas, com salas devidamente adaptadas, identificação nas carteiras e orientações em legendas fixadas nas salas.

Os portões foram fechados às 9h, para início das provas, com duração de três horas aproximadamente. O período das provas foi estipulado para serem realizadas das 9h às 11h. Participam alunos das 7ªs e 8ªs do Ensino Fundamental e 1ªs e 3ªs do Ensino Médio.

Toda uma equipe foi deslocada para o simulado, como explicou a diretora Marilisa Grottone, inclusive com aparelhos intercomunicadores para manter contato com professores e fiscais.

Ana Antonia da Luz Moura, vice-diretora, diz que a escola prepara estas atividades para que eles tenham tranqüilidade para um posicionamento eficaz, quando forem realizar realmente as provas no momento de prestar vestibular. É uma prática bimestral, compatível com o nível de compreensão de cada série, explorando o conteúdo dos vestibulares do país, disse ela.

Vários alunos foram barrados por chegarem atrasados, por não cumprirem os horários estipulados. Não puderam entrar para as provas, assim como é feito nos locais reais dos vestibulares. Este rigor existiu para mostrar que no dia do vestibular haverá também estas orientações e que precisam ser respeitadas e cumpridas.