Classificado para as provas de 5 e 10 KM do Campeonato Pan-Americano de Maratonas Aquáticas, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, 28, defende neste domingo (9/04), em Fortaleza (CE), a liderança invicta do campeonato Brasileiro da modalidade.

A Travessia de Fortaleza ocorre na Praia de Iracema. Trata-se da quinta etapa do circuito nacional, com percurso de 5 KM, com a participação dos maiores nadadores brasileiros de maratonas aquáticas. A prova distribuirá R$ 5 mil em prêmios.

O Brasil começa a forma uma tradição na modalidade, tendo se sagrado em março deste ano, tricampeão sul-americano absoluto, em Cartagena, na Colômbia. No próximo mês, a seleção brasileira participará do Pan-Americano de Maratonas, na cidade de Guayaquil, no Equador.

Com 36 pontos, Luiz Lima lidera o circuito nacional, sem dar chances aos concorrentes. Em Fortaleza, ele nada em busca da quinta vitória consecutiva no Brasileiro.

O Campeonato Brasileiro, que inclui a segunda etapa da Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, na distância de 10 KM, também serve de seletiva para definição da equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de 2007.

Nesta temporada, além de ter vencido as quatro primeiras provas do Campeonato Brasileiro, Luiz Lima venceu a Travessia do Rio das Ostras, segunda etapa do IX Circuito Carioca de Águas Abertas, realizada um dia depois de ter vencido a Travessia Paru, na Praia do Jurerê, em Florianópolis/SC, e ainda a Maratona Aquática Pré-Pan 2007, disputada na distância de 10 K, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mesmo palco da Maratona Aquática do Pan Rio 2007.