Fabiano de Almeida, aluno do Colégio Santa Cecília, é destaque em apresentações e premiações de música clássica

321

O aluno Fabiano de Almeida Bortoto Martins, do 1.º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, vem sendo destaque pelo seu talento no violão clássico, apresentando-se por todo o estado de São Paulo e ganhando diversas premiações.

O estudante nasceu na cidade de Mogi das Cruzes, SP, e desde muito pequeno, demonstrou um talento excepcional para a música. Aos 7 anos de idade, Fabiano começou suas primeiras aulas de violão com o renomado professor Jota Galocha. Galocha, além de ser um experiente professor, foi aluno dos mestres Vital Medeiros e Paulinho Nogueira.

Aos 10 anos, descobriu sua paixão pelo violão erudito e, influenciado por sua família, que apreciava música clássica e valorizava as artes, Fabiano encontrou no violão erudito sua verdadeira vocação junto aos ensinamentos que moldaram a base técnica e interpretativa do jovem.

Ao longo dos anos, ele aprimorou suas habilidades técnicas e explorou diversas obras do repertório erudito. Além disso, ele é um estudioso dedicado da história da música e da teoria musical, que busca compreender as nuances das composições e interpretá-las de forma autêntica, buscando transmitir a emoção e a profundidade presentes nas obras dos grandes compositores eruditos.

Atualmente, Fabiano continua sua jornada com o professor Galocha e vem se dedicando a expandir seus conhecimentos no violão, explorando outros estilos, como jazz, música flamenca, entre outros ritmos, e também seus estudos de composição musical.

Suas composições vêm ganhando um destaque muito grande na música clássica depois que ela foi escolhida para ser tocada em todas as apresentações do grupo Camerata de Violões do Guri de Santos, que faz parte do “Guri”, programa de educação musical da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

“É um imenso orgulho fazer parte desse projeto musical, compartilhando minha paixão pelo violão erudito e também por ter contato com outros músicos talentosos e dedicados sob supervisão da grande regente Deblas Alves”, conta ele.

“Realmente o talento dele é surpreendente pela técnica e desenvoltura vista só em violonistas mais velhos, tanto é que a nossa empolgação foi tão grande essa semana por ele ter recebido um elogio do grande músico Yamandu Costa”, ressalta Juliana, mãe de Fabiano.

O estudante, junto à Camerata de Violões do Guri de Santos, realizará uma apresentação no dia 6/10, no Auditório do Sesc Santos/SP .

Sua irmã Mariana Thabata de Almeida Borboto Martins, também aluna do Colégio Santa Cecília, do 6.º ano, tem uma veia artística para música, tocando ukulele, mas vem se dedicando aos esportes, sendo chamada para integrar a equipe de handebol do Santa Cecília.