Os alunos do primeiro ano do curso de Odontologia da Unisanta realizaram, na tarde de sexta-feira (19/11), uma atividade com as crianças do Colégio Santa Cecília. Os universitários avaliaram a cavidade bucal de cada criança e entregaram lembrancinhas e kits de higiene bucal.

Neste ano, essa já tradicional atividade com os alunos do colégio aconteceu coincidentemente no dia em que o curso perde um dos seus nomes mais importantes. O diretor e fundador da Faculdade de Odontologia da Unisanta e referência na área de Odontopediatria, Prof. Walter Denari, faleceu na sexta-feira aos 90 anos de idade.

“É um dia importante, porque eles estão realizando essa atividade no mesmo dia do falecimento do nosso saudoso Dr. Denari, fundador do curso de Odontologia que, com certeza, vai deixar uma memória incrível em todo o corpo docente da universidade, que está sentindo sua falta. Ele deixou um legado muito importante no curso de Odontologia”, destacou a Diretora de Saúde da Universidade Santa Cecília, Dra. Caroline Simões Teixeira.

Caroline ainda falou sobre os ganhos dessa atividade aos estudantes envolvidos: “Essa atividade no colégio já é realizada há bastante tempo e é importante tanto para as crianças quanto para os universitários. Hoje estão acontecendo aqui atividades de recreação, mas o mais importante é a atividade voltada para a saúde dessas crianças. […] Desde o primeiro ano de curso, nós temos o diferencial aqui na universidade de colocar o aluno em prática. Aproveito para parabenizar a Dra. Rosangela, coordenadora, e os professores da disciplina que estão envolvidos nessas atividades”.

A efetividade dos eventos envolvendo alunos de ensino superior e fundamental foi provada em uma situação na sexta-feira. Uma das alunas do primeiro ano de Odontologia, Maria Eduarda Leite relatou que esteve do “outro lado da história”. Quando entrou no primeiro ano do Colégio Santa Cecília, aos 6 anos de idade em 2006, ela foi ao evento em que os calouros de Odontologia avaliavam a higiene bucal dos alunos. “Eu fui nesse evento e foi a partir daí que eu decidi fazer Odontologia, porque eu via como os alunos amavam a área e tratavam bem as crianças e hoje o meu sonho é ser uma boa pediatra, graças àquele momento”, relembrou Maria Eduarda que ainda relatou seus sentimentos no evento do dia 19: “Eu me emociono muito. Antes de vir, eu fiquei muito nervosa, porque eu quero inspirar outras crianças a seguirem seus sonhos e estudar muito para serem bons profissionais”.

Denise dos Santos Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Cecília, ressaltou a importância do evento para os envolvidos. “Essa atividade é bem importante porque tira um pouco daquele medo que as crianças têm de dentista. Quando falamos dessa atividade nas salas, os alunos ficam com um pouco de receio, achando que teria injeção ou algo do tipo, então é uma oportunidade, tanto para os alunos da faculdade, que estão iniciando com esse processo de atendimento, quanto para as crianças. Também é importante o incentivo aos alunos quanto à questão da higiene bucal, eles recebem os kits, são elogiados porque os dentes estão limpos, essa troca é importante”.

A coordenadora do curso de Odontologia da Unisanta, Dra. Rosangela Aló Maluza, também falou sobre a relevância do evento. “É importante para o aluno, porque ele pode colocar em prática o que ele aprendeu na sala de aula. Para o aluno do primeiro ano, as crianças do colégio são os primeiros pacientes. Já para a criança é importante porque ela está tendo um reforço de escovação, da importância do uso do creme dental mais de uma vez por dia, está aprendendo técnicas de escovação”.

Rosangela ainda fez uma homenagem emocionada ao seu amigo e colega Dr. Denari. “Falar do Dr. Denari hoje é muito difícil e ao mesmo tempo muito fácil, porque só tenho boas recordações. Ele foi meu parceiro desde 1997, na criação do curso de Odontologia, e foi uma pessoa ímpar, um verdadeiro ícone na nossa área. Aprendi muito com ele e sei que ele ficará para sempre em meu coração. Que Deus te ampare, meu querido, e te receba de braços abertos!”, concluiu a coordenadora de Odontologia.