Os alunos do curso de Biomedicina da Unisanta planejaram uma ação no campus sobre o Novembro Azul, mês mundial do combate ao Câncer de Próstata. A campanha foi montada nesta sexta-feira, 19 de novembro, com a distribuição de algumas bexigas e fitas azuis nos arredores dos blocos E e F da Unisanta, além de panfletos informativos sobre a importância de ir ao médico e como fazer o autoexame.
Milene Aluotto, que representa o primeiro ano do curso junto com as alunas Giovanna Ferreira e Isabelly de Oliveira, falou sobre como a ideia da ação surgiu. “Como somos o primeiro curso de Biomedicina da Unisanta, tivemos a ideia de fazer algo diferencial. A ideia da campanha veio junto com a do Outubro Rosa, tendo o intuito de chamar a atenção dos alunos, funcionários e visitantes da Unisanta, mas tentando fazer de uma forma didática e informativa para todo tipo de público”, disse ela, que ainda lembrou a campanha similar que a turma fez em outubro, sobre a prevenção ao câncer de mama.
Milene ainda destacou a intenção do curso com a campanha do Novembro Azul. “A Biomedicina está inteiramente ligada à área da saúde e, dentro das diversas funções que podemos atuar, estudar as doenças que afetam os seres humanos é uma das mais importantes e poder passar essa informação para outras pessoas é muito importante para nós”, concluiu a aluna da Unisanta.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Sobre o curso de Biomedicina:
O curso de Biomedicina (Diurno/Noturno – 8 semestres) tem por objetivos instruir, capacitar e habilitar o profissional para as seguintes atividades: atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde; emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios; responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais; realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas; gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; entre outras.
Para mais informações, acesse o link: