Fundador do Acervo Zoológico da Unisanta, Prof. Dr. Matheus Rotundo publica livro inédito sobre peixes marinhos da costa norte do Brasil

270

O Prof. Dr. Matheus Rotundo, curador e fundador do Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília, publicou, com outros cinco organizadores, o livro “Peixes Teleósteos da Costa Norte do Brasil”. Lançado pelo Museu Goeldi, a obra reúne informações sobre 787 espécies, com chaves de identificações, fichas descritivas e ilustrações de mais de 490 peixes com hábitos costeiros da região entre o Amapá e o Maranhão.

O livro foi resultado de uma parceria interinstitucional envolvendo o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Universidade de São Paulo (USP), Fish Bizz e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte (CEPNOR). Também teve colaboração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Junto de Matheus estão Rodrigo Antunes Caires, Wagner Rosa dos Santos, Alexandre Marceniuk, Alex Klatau e Alfredo Carvalho-Filho. Considerado o primeiro guia desse tipo para a costa norte do Brasil, o objetivo da obra é auxiliar na identificação e espalhar conhecimento sobre as espécies da área.

Segundo Rotundo, os estudos realizados pelos autores estão publicados em diferentes artigos científicos que retratam a importância da fauna de peixes da região: “Apesar de muitas pessoas acreditarem que temos o pleno conhecimento sobre as espécies marinhas costeiras, nossos estudos vêm demonstrando que ainda existem muitas informações necessárias para alcançarmos o real conhecimento da biodiversidade de peixes marinhos brasileiros, caso contrário, não seriam realizadas novas descrições de espécies ou novos registros constantemente”.

O livro está disponível para ser baixado gratuitamente através do site do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no link: https://www.gov.br/museugoeldi/pt-br/a-instituicao/difusao-cientifica/livros-digitais-1