A Universidade Santa Cecília – Unisanta marcou presença, com o coordenador do MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais da Unisanta, Rafael Pedrosa, na 1.ª edição do 1.° Congresso Nacional Integra Portos – CNIT, realizado entre os dias 22, 23 e 24 de novembro.

O evento foi realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e apresentações remotas, permitindo uma ampla participação de profissionais e pesquisadores de todo o país. A abertura e encerramento aconteceram na Blue Med Convention Center, enquanto a Universidade Santa Cecília sediou a apresentação dos trabalhos. Os melhores serão publicados na Revista do Observatório Portuária da universidade.

Já as visitas técnicas tiveram como ponto de encontro a Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos.

Na oportunidade, o docente compareceu à abertura representando a Alta Direção da Unisanta e participou da mesa de debate com a temática “Soluções para o financiamento do Ensino Portuário”, em que debateu junto com o presidente da Fenop, Sérgio Aquino, e o Capitão Grimoni da DPC/Marinha, a destinação dos recursos que ficam sob gestão da Marinha, oriundos dos impostos recolhidos pelas empresas portuárias, mas que durante pelo menos a última década, não teve essa destinação.

“Discutimos formas de fazer chegar os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Portuário e Marítimo (FDEPM), oriundos do recolhimento de 2,5% da folha de pagamento dos players do setor, aos trabalhadores portuários e às instituições de ensino superior e profissional, com o objetivo de qualificar essa mão de obra. A Unisanta, por exemplo, se consolidou como o grande hub de formação portuária, possuindo o único observatório portuário do país e tendo criado a primeira universidade corporativa portuária da América Latina. Toda essa expertise se aplica ainda em cursos de graduação, tecnólogos e pós-graduação, relacionados a essa área. É fundamental que o repasse destes recursos, atualmente sob gestão da Marinha, se concretize em investimento em qualificação de ponta para benefício do trabalhador portuário”, contou o docente.

Sobre o evento

Realizado pela a Fundação do Centro de Excelência Portuária de Santos – Cenep, a Autoridade Portuária de Santos – APS e a Prefeitura Municipal de Santos – PMS, o evento acontece diante da modernização do setor portuário, da necessidade de qualificação da mão de obra nos portos brasileiros e das constantes mudanças do setor, trazendo como tema principal “O futuro do trabalho portuário: oportunidades e desafios”.

Trata-se de um encontro focado na integração e transmissão de conhecimento dos assuntos portuários, convidando a comunidade portuária e acadêmica para debater o futuro do setor.