A Alta Direção da Universidade Santa Cecília – Unisanta recebeu, nesta quinta-feira (18), a visita do Dr. Edgar Lucero, diretor executivo da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas. O encontro teve como objetivo estreitar relações e celebrar convênio internacional entre a Unisanta e a Universidad Nacional del Nordeste, na Argentina. 

O acordo de cooperação prevê ações de colaboração e apoio entre as instituições para o desenvolvimento de projetos na área acadêmica, de pesquisa, extensão, científica, cultural, transferência de tecnologia e outras frentes.

Na oportunidade, participaram da reunião o presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, o diretor-geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação e diretor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira Filho, o diretor de Marketing, Marcus Teixeira Penteado, a pró-reitora Acadêmica, Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Pereira Matos, a procuradora Institucional e secretária-geral, Cristiane Graça Monin, o diretor de Pós-Graduação Lato Sensu e de Relacionamento com Empresas, Prof. Dr. Rafael Pedrosa, e o coordenador de internacionalização da Unisanta, Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas. 

Lucero explica que a parceria surgiu a partir de um pedido do reitor da universidade argentina para que ele buscasse uma universidade na região da Baixada Santista, principalmente por causa do Porto e da importância do comércio exterior, semelhante à universidade argentina.

“A Universidad Nacional del Nordeste tem um carácter nacional, com uma área de atuação parecida com a Universidade Santa Cecília. Tem uma cultura importante nas suas carreiras de graduação e na questão de intercâmbios, tanto para alunos quanto para docentes que queiram aprofundar toda a questão curricular. É uma parceria que não foi escolhida por acaso. A trajetória da Unisanta é visivelmente importante, trabalhando muitos anos na área da educação, tanto no colégio, como na universidade. A Unisanta também tem muito a haver com a Universidade Nacional do Nordeste, na formação de esportes”, afirma o diretor executivo. 

Para o coordenador de internacionalização da Unisanta, o convênio tem grande importância por significar um plano de expansão de intercâmbios para a Argentina: “Além do ensino, temos a previsão de integração para a pesquisa, para bolsa de estudos e projetos de extensão, uma vez que a Universidad Nacional del Nordeste tem uma ampla atuação nos projetos comunitários”, destaca Villas Boas.

Ainda segundo o docente, oportunidades de intercâmbio são fatores de destaque para a vida acadêmica dos estudantes. “Com certeza é um diferencial para o aluno, pois ele não vai ter só o desenvolvimento das habilidades e competências acadêmicas, mas o fato de sair do seu ninho, do conforto do seu lar e ir para um país estrangeiro, que fala uma língua diferente, que vai entrar em contato com alunos de países diferentes, tudo isso vai gerar um crescimento pessoal”, conclui.