Professores da Unisanta integram o recém-aprovado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT – Peixes).

Os professores, Dr.ª Helen Sadauskas Henrique e Dr. Matheus Marcos Rotundo, vinculados ao curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) e à pós-graduação stricto senso em Auditoria Ambiental (PPG-AUDB), Ecologia (PPG-ECOMAR) e Ciência e Tecnologia Ambiental (PPG-CiTA) da Unisanta, integram o novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT – Peixes), que possui financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Dentre as mais de 300 propostas de diversas áreas do conhecimento submetidas à avaliação do CNPq, apenas 19% foram contempladas, sendo o investimento total de cerca de R$ 324 milhões.

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) são caracterizados por grandes projetos de pesquisa de longo prazo, desenvolvidos por especialistas de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras. Têm como objetivos o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto científico e a formação de recursos humanos, priorizando a interdisciplinaridade e a interação com o sistema produtivo e a sociedade. Contemplam iniciativas em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, visando a pesquisas de excelência para a solução de grandes desafios nacionais.

O INCT – Peixes é uma rede integrativa entre universidades, empresas, institutos de pesquisa e outras entidades nacionais e internacionais, sendo 27 brasileiras e 22 estrangeiras, onde a Unisanta representa a única instituição particular. Possui oito eixos temáticos: 1. Taxonomia e Distribuição; 2. Relações Evolutivas; 3. Diversidade Genética; 4. Conservação; 5. Aquicultura; 6. Biomonitoramento Ambiental e Ecotoxicologia; 7. Ensino; e 8. Divulgação Científica. Os professores Matheus e Helen atuam em diferentes eixos temáticos relacionados aos laboratórios que coordenam, respectivamente, o Acervo Zoológico (Azusc) e o Laboratório de Ecofisiologia e Bioquímica de Organismos Aquáticos (Lebio), além de atuarem junto ao Núcleo de Análises Socioambientais (Nasa-Unisanta).

Segundo os professores da Unisanta, a participação no INCT- Peixes irá contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e com a integração entre as instituições participantes: “O INCT – Peixes é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de estudos científicos multidisciplinares que propiciam a troca de conhecimento técnico-científico, além da formação de uma nova geração de pesquisadores, através da participação dos alunos no desenvolvimento de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.”

Já no primeiro processo de seleção do INCT – Peixes, referente a bolsas de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI –A) para curadoria de Coleções Zoológicas, a graduanda do segundo ano de Ciências Biológicas da Unisanta, Maria Gabriella Pimenta, foi selecionada para atuar junto ao Acervo Zoológico. Segundo o Prof. Rotundo, a bolsa é um importante incentivo para o desenvolvimento das atividades técnico-científicas: “Com a concessão da bolsa, a aluna irá desenvolver atividades técnicas que geralmente não são contempladas no desenvolvimento das pesquisas científicas, ou seja, irá adquirir experiência profissional técnica”.

Para mais informações sobre o INCT – Peixes, acesse: https://www.inctpeixes.ufscar.br/